Como ter Crédito Habitação aprovado e quais as fases?

Entender as fases de aprovação do crédito habitação é essencial para quem deseja adquirir uma casa. Saber como ter o crédito habitação aprovado pode fazer toda a diferença para tornar o sonho da casa própria realidade.

crédito para comprar casa

Um pedido de crédito habitação é, por norma, mais demorado e burocrático do que outros tipos de crédito, como o automóvel ou o pessoal. Isso ocorre porque a compra de uma casa representa o compromisso financeiro mais significativo na vida de um consumidor.

O processo de aprovação do crédito habitação pode levar em média 3 meses, mas este prazo pode ser estendido se não estiveres atento a cada etapa. Fica a conhecer as cinco fases de aprovação de um crédito habitação e como podes otimizar as tuas chances de aprovação.

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Como ter o crédito habitação aprovado?

Embora se trate de um processo um tanto ou quanto demorado, ao conhecer todas as fases torna-se mais fácil acelerá-lo e ter toda a documentação pronta e organizada. Naturalmente, é provável que possam ser necessários fiadores e existe ainda a possibilidade de escolher métodos de reembolso diferentes do das prestações constantes, tais como carência ou diferimento de capital, que irão interferir nas condições do crédito habitação.

5 fases de aprovação de um empréstimo à habitação:

  1. Envio de documentação

  2. Pré-aprovação do crédito habitação

  3. Avaliação do imóvel

  4. Carta de aprovação do crédito habitação

  5. Realização da escritura de compra e venda

Se o período de aprovação do crédito habitação não é propriamente célere, a etapa que o antecede – correspondente à realização de diversas simulações em vários bancos por forma a escolher o financiamento mais adequado – também não deverá ser.

Esta fase acaba por ser a única que depende, única e exclusivamente, do consumidor. Não deverás aceitar a primeira proposta que te aparecer mas sim deves solicitar várias em mais do que três instituições, para que as possas comparar. Fazes isto através da FIN que te será entregue, o spread que te oferecem, a TAEG e o Montante Total Imputado ao Consumidor (referente ao valor total que será pago no final do empréstimo, somando o capital, os juros e os seguros associados).

Para receber simulações adaptadas ao teu perfil, acede à nossa plataforma de crédito à habitação:

Analisa ainda que produtos poderás contratar para fazer baixar o valor do spread: a subscrição de cartões de crédito, a domiciliação do ordenado, seguros de vida e/ou multirriscos, produtos de poupança e afins costumam ser os mais frequentes.

Aprofunda:

1 – Envio de documentação

Após a escolha da instituição financeira na qual pretendes fazer o pedido de crédito habitação, ser-te-á solicitado o envio dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação pessoal – BI e NIF ou Cartão de Cidadão;

  • Documentação comprovativa de rendimentos – fotocópia dos últimos três 3 recibos de vencimento, fotocópia dos últimos 3 extratos bancários, fotocópia da última declaração de IRS e Nota de Liquidação, declaração da entidade patronal a comprovar vínculo contratual e antiguidade na empresa;

  • Documentação relativa ao imóvel – fotocópia da Certidão de Teor (também designada por Certidão Permanente de Registo Predial), Caderneta Predial, Ficha Técnica da Habitação, Licença de Utilização, Plantas do Imóvel e Certificado de Desempenho Energético e da Qualidade do Ar Interior;

Consoante o perfil de cada consumidor, podem ainda ser requeridos os seguintes documentos:

  • Para os trabalhadores por Conta Própria ou Independentes– Escritura de constituição de Sociedade ou Início de Atividade e as duas últimas declarações de IRS;

  • Três últimos comprovativos das responsabilidades de crédito que constam do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal;

  • Para quem está divorciado– Sentença Judicial de Divórcio e Acordo sobre o Exercício do Poder Paternal;

  • Comprovativos de aplicação de capitais próprios;

  • Comprovativos de outros rendimentos, se for o caso.

O ideal é reunir toda a papelada ainda no momento em que andas à procura da tua casa para que depois todo o processo se desenrole de forma mais célere.

2 - Pré-aprovação do crédito habitação

Depois do envio de todos os documentos que o banco solicita, segue-se uma fase em que este irá analisar se o cliente tem viabilidade ou não para poder avançar com o financiamento.

A pré-aprovação do crédito habitação consiste assim numa primeira ratificação que não é propriamente do crédito, mas sim referente à elegibilidade do consumidor. Obviamente, os bancos desejam que lhes seja reembolsado o valor que emprestaram, por isso avaliam primeiro se os futuros devedores serão bons potenciais clientes.

É precisamente neste estádio que olharão para a tua situação profissional, para os teus rendimentos, para a tua taxa de esforço, etc.

Quanto tempo demora a pré-aprovação de um crédito habitação?

Normalmente, a pré-aprovação pode durar até pouco mais de um mês.

Se precisares de auxílio para facilitar a pré-aprovação e de acompanhamento ao longo de todo o processo, consulta a nossa plataforma:

Se, no final, a instituição financeira apurar que reúnes todos os requisitos necessários e todas as condições para avançar, é então dado início ao processo de crédito para comprar casa. É provável que seja também neste período que o banco indicará se as condições apresentadas na simulação inicial se mantêm ou se mudaram as taxas de juro e os produtos associados.

Aconselhamos:

3 – Avaliação do imóvel

Após a pré-aprovação do crédito habitação, será feita uma avaliação do imóvel. Esta encontra-se diretamente relacionada com as condições do empréstimo na medida em que determina qual é o valor máximo que o banco estará disposto a financiar.

Neste terceiro passo, o banco contrata uma empresa especializada e independente que procede à avaliação do imóvel e que emite um relatório em conformidade. O avaliador determina o valor da habitação em função de diversos aspetos, tais como a localização, o tamanho, número de janelas (iluminação), serviços e infraestruturas envolventes.

Nota ainda que este procedimento tem custos para o consumidor que, regra geral, se traduzem na chamada comissão de avaliação, que é cobrada ao cliente pelo banco – tal só não se costuma verificar quando os imóveis são do próprio banco.

Poderás estar agora a pensar: quanto tempo demora a avaliação de um imóvel?

Esta fase geralmente não se estende por mais do que uma semana, contando com a visita e a entrega de toda a documentação necessária.

Sabe mais:

4 – Carta de aprovação do crédito habitação

Depois da avaliação do imóvel, é emitida a carta de aprovação (também designada por carta de oferta) que confirma todas as condições finais do crédito habitação. A partir deste momento, não podem registar-se quaisquer alterações aos valores e taxas que constam deste documento.

Quanto tempo demora a aprovação de crédito habitação?

Cada processo de empréstimo para compra de casa é um caso específico, existindo igualmente instituições que poderão ser mais rápidas do que outras a realizar a análise de risco do cliente. Desde o envio da documentação por parte do consumidor para o banco até à marcação da avaliação do imóvel, passando pelo pagamento da entrada inicial até à aprovação final antes da escritura, este processo normalmente não demora menos do que um mês até estar concluído.

5 – Realização da escritura de compra e venda

Após a carta de aprovação do crédito, entra-se na última fase do contrato de crédito para comprar casa.

Desde logo, este é o estado em que há lugar ao pagamento do IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis) nas situações em que não existe isenção. Esta é a primeira parte da última etapa, porque o comprovativo de liquidação deste imposto tem de ser apresentado no ato da escritura.

Segue-se a escritura da habitação, que é realizada com a presença de todos os intervenientes na Conservatória do Registo Predial (com recurso ao serviço Casa Pronta) ou no Cartório Notarial. Aqui, o comprador passa a ser o proprietário legal da habitação. Para a escritura, são precisos os seguintes documentos:

  • Documentação fiscal e civil de ambas as partes;

  • Comprovativo de pagamento do IMT;

  • Identificação do registo e matricial do imóvel;

  • Licença de utilização;

  • Certificado energético.

Esta fase subdivide-se assim em dois momentos: em primeiro lugar, a assinatura da escritura de compra e venda (descrita acima) e, posteriormente, a celebração do contrato de mútuo com hipoteca, que engloba tudo o que diz respeito ao crédito à habitação. É precisamente após este último trâmite que o banco disponibiliza ao cliente o montante necessário para pagar a casa.

Quanto tempo demora o banco a marcar a escritura?

Não existe um prazo certo para a marcação da escritura, no entanto, as previsões são de 14 a 90 dias, mediante a evolução do processo de crédito para comprar casa.

Para aumentar as tuas probabilidades de aprovação do crédito habitação, é crucial seguir cada etapa com atenção, reunir toda a documentação necessária antecipadamente e garantir que tens uma situação financeira estável. Comparar ofertas de diferentes instituições financeiras e escolher aquela que melhor se adapta ao teu perfil também pode ser determinante para o sucesso do processo.


Filipe Gomes
Filipe Gomes
Especialista em Crédito Habitação