O ComparaJá disponibiliza um speedtest cuja utilização é totalmente gratuita e que permite determinar com ele grau de precisão a capacidade a velocidade de internet, quer em computadores quer em dispositivos móveis. Para dar início à medição basta clicar no botão play, o qual surge após o rápido carregamento do teste de velocidade e respetiva verificação de compatibilidade.
O speed test do ComparaJá dá a possibilidade de avaliar a capacidade da conexão com elevado grau de fiabilidade, medindo para tal a taxa de download, a taxa de upload e a latência da sua ligação à internet. Dispondo de uma rede de servidores dedicados, os quais são otimizados de forma fornecer a taxa de bits necessária para saturar a conexão, isto com vista a alcançar uma medição fiável, este speedtest tem compatibilidade com as várias tipologias de ligação, desde ADSL, cabo, fibra ótica, satélite, VDSL, wifi, wimax, dados móveis, entre outros.
Os pontos identificados na interface do teste velocidade internet do ComparaJá são os seguintes: Download (Pico e Média em Mb/s); Upload (Pico e Média em Mb/s) e Latência (Mínimo, Média e Jitter em ms). No final do speedtest é dada a possibilidade de reiniciar a medição da velocidade de internet ou de partilhar nas redes sociais os resultados obtidos.
A velocidade de download da internet, isto é, a taxa de bits descarregados por segundo, é um indicador que permite aferir rapidez com que a tua ligação permite fazer o download de um ficheiro.
Quanto mais elevada for a taxa, mais rápida será a conexão. Sendo um dos pontos-chave de um serviço de internet, a velocidade de download da internet acaba por ser uma das principais características salientadas pelas operadoras aquando da publicitação das suas ofertas de TV Net Voz.
Sendo medida em megabytes por segundo (Mbps), a velocidade de upload corresponde à quantidade de dados, isto é, à taxa de bits carregados, por segundo. Assim, quanto mais elevada for esta taxa, mais rápida será a velocidade da conexão à internet.
À semelhança da velocidade de download, uma elevada velocidade de upload é fulcral para se usufruir de uma ligação à internet com qualidade pois tal impactará o tempo que demorará o carregamento/partilha de dados com outros servidores/pessoas.
Não sendo tão importante quanto a componente do download, isto porque a maioria dos utilizadores necessita mais de fazer descargas do que carregamentos, ainda assim a velocidade de upload não deverá ser inferior a 10 Mbps de forma a garantir que não há restrições, por exemplo, no envio de emails, no acesso a videoconferências via Skype ou Zoom, chamadas de vídeo através do Facetime ou Whatsapp ou na partilha de vídeos e fotos em aplicações como Instagram ou Facebook.
A latência, isto é, o ping de rede, é um indicador que permite aferir o tempo que um determinado dado necessita para fazer o percurso de ida e volta entre o dispositivo em que está a ser realizado o teste e o servidor utilizado pelo speedtest para o efeito, sendo este tempo de resposta medido milésimas de segundo (ms).
Nesse sentido, quando mais baixa for a latência de uma rede, isto é, quanto mais reativa for, mais elevada será a velocidade da net. Porque nas ligações à internet com recurso a fibra ótica os entraves à propagação de dados são mínimos, esta é considerada o melhor tipo de conexão, obtendo-se através desta tecnologia os melhores resultados no momento de medir internet.
Os valores normais para ligações com recurso a cabo são até 20ms. Já para ligações wifi, são até 30ms e ligações móveis aproximadamente até 100ms.
Sendo tecnicamente definido como a variação no atraso de tempo em milésimas de segundo (ms) entre pacotes de dados de uma determinada rede, o Jitter é tipicamente uma interrupção na sequência normal de transmissão de pequenos conjuntos de dados.
Nesse sentido, é importante atentar no jitter no momento de medir a velocidade de internet pois a existência de atrasos na transmissão de pacotes de dados poderá resultar num congestionamento da rede, isto porque os dispositivos conectados à mesma acabam por competir pelo mesmo espaço de largura de banco, pelo que quanto maior o congestionamento, maior será a hipótese de se verificarem perdas de determinada sequência de dados.
O jitter é um dos pontos salientados no speedtest que o ComparaJá.pt disponibiliza gratuitamente aos seus utilizadores.