Sabe quanto terás de pagar de IMI este ano, se terás de dividir o valor em prestações e em quantas prestações.
Só tens de a escolher, nós tratamos do crédito!
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) não é mais do que a taxa que incide sobre o chamado Valor Patrimonial Tributário (VPT) de um imóvel, valor este que é calculado pela Autoridade Tributária e Aduaneira. Este imposto é pago anualmente e varia consoante a área de localização da casa.
Sendo assim, a partir do momento em que adquires uma casa, todos os anos terás de efetuar o pagamento do IMI. Nesse sentido, é importante que conheças todos os aspetos que te são inerentes, pois este representa um custo adicional ao que vais ter com a compra do imóvel e com o eventual crédito habitação (caso necessites de solicitar um).
De forma a calculares o valor a pagar de IMI em 2024, terás de indicar o VPT (Valor Patrimonial Tributário) do imóvel, tal como o concelho onde se localiza.
Também terás de indicar o tipo de imóvel, sendo que, caso seja um apartamento, moradia, edificio industrial ou terreno para construção é considerado um "prédio urbano". Para terrenos agricolas, a opção a assinalar é "prédios rústicos".
Para além desses valores, também é relevante mencionar o número de dependentes, visto que certas autarquias atribuem um desconto, também conhecido como IMI Familiar, no imposto a pagar que varia entre os 30 e 140 euros.
O Valor Patrimonial Tributário expressa o valor real de um imóvel num dado ano. Encontra-se exposto no Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI) e o consumidor pode consultar qual é o valor que se aplica à sua habitação na Caderneta Predial.
O VPT usa-se tanto para calcular o IMI como o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).
Para simular este valor, em primeiro lugar, é preciso saber qual é o coeficiente de localização. Para tal, basta aceder ao SIMIMI (Simulador de Valor Patrimonial Tributário) no site da Autoridade Tributária e Aduaneira.
É necessário inserir a morada completa e depois, ao se carregar em cima da residência, aparecerá o valor do coeficiente de localização. Carrega em cima desse valor. Após fazeres isto, aparecerá um quadro com a discriminação dos coeficientes de localização.
O cálculo do IMI é bastante simples. Basta que multipliques o Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel pela taxa aplicável ao concelho onde este se situa:
Taxa de IMI x VPT = Imposto a pagar
Se, por exemplo, a taxa de IMI 2023 aplicável ao teu município for de 0,3% e o imóvel estiver avaliado em 200 mil euros, os cálculos a fazer são os seguintes:
0,3% x 200.000€ = 600€
Ou seja, neste exemplo em concreto, o valor a pagar de IMI é de 600 euros.
As taxas de IMI a vigorar são fixadas pelas respectivas câmaras municipais e é da responsabilidade destas entidades comunicar esses valores às Finanças até ao dia 31 de dezembro de cada ano.
O valor de IMI a ser pago será sempre com base nas taxas que foram implementadas até ao final do ano anterior. Para 2024, as referências utilizadas são as que ficaram definidas até ao final de dezembro de 2023.
Conforme mencionado no nº 1 do artigo 112º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI), a taxa aplicada é de:
0,8% para prédios rústicos;
Entre 0,3% e 0,45% para prédios urbanos.
Em situações mais específicas, a taxa de IMI poderá subir até aos 0,5%. Podes saber qual é a taxa aplicada ao município onde se localiza a tua habitação através do site do Portal das Finanças.
Para fazer o pagamento do IMI 2024, basta que te dirijas a uma repartição das Finanças, ao balcão dos CTT mais próximo ou a uma instituição financeira que tenha protocolo com a Autoridade Tributária.
Poderás também realizar o pagamento através de um Multibanco ou mesmo a partir de casa, acedendo ao teu banco através da Internet via homebanking.
Caso queiras pagar através da internet, vais precisar da referência de pagamento que podes consultar no Portal das Finanças. Se optares pelo multibanco, terás de realizar os seguintes passos:
Seleciona “Pagamentos e Outros serviços”;
Carrega em “Estado e Sector Público”;
Escolhe a opção “Pagamentos ao Estado”.
Podes pagar o IMI através de dinheiro, transferência bancária, débito direto na conta ou por cheque. Se escolheres a última opção, o cheque deve ser cruzado e datado com o respetivo dia de pagamento ou dois dias antes.
Sim! Só tens que fazer o pedido de reavaliação do IMI para verificar se, de facto, estás a pagar mais do que devias. O Valor Patrimonial (VPT) da tua casa é calculado a partir de seis indicadores:
Valor do m2;
Área da habitação;
Tipo de utilização
Localização
Qualidade (se tem jardim, piscina ou garagem)
Idade do prédio
O peso de cada um destes indicadores altera-se ao longo dos anos. Isto significa que, se por acaso o teu imóvel tiver desvalorizado, é possível que estejas a pagar mais IMI do que deverias. Por isso, é importante fazeres uma simulação do IMI para perceberes se vale ou não a pena pedir uma reavaliação do VPT do imóvel às Finanças.
Se valer a pena, acabarás por pagar menos IMI pelos próximos três anos, pelo menos. Uma vez feito o pedido de reavaliação do imóvel, terás de aguardar três anos até poderes efetuar um novo.
Se pedires a reavaliação este ano, não irás usufruir da potencial diminuição da taxa no IMI 2024, pois o prazo para este pedido era até dezembro de 2023. No entanto, nunca é tarde para efetuares a reavaliação, uma vez que se puderes beneficiar de uma taxa mais baixa, para o ano já pagarás menos imposto.