Antes de mudares de tarifário NOS e para fazeres a escolha mais vantajosa para ti, deves informar-te sobre todas as opções que esta operadora disponibiliza, bem como as condições de cada um.
Outro aspeto a ter em atenção antes de tomar a decisão de aderir a um pacote de telecomunicações passa por verificar primeiro se possuis cobertura de rede NOS. Desta forma, ao verificar se as soluções desta operadora estão disponíveis na tua área de residência, garantes que contratas o serviço mais adequado.
Mudar tarifário NOS pode ser feito de várias formas, dependendo do tipo de tarifário para o qual quer alterar.
Caso decidas alterar tarifário NOS para uma modalidade por carregamento, podes fazê-lo das seguintes formas:
Liga para Linha de Apoio a Clientes 16 993 e escolhe a opção “Tarifários e Serviços”;
Acede à tua Área de Cliente e vai até à secção “Tarifário”;
Digita “*111#” no teu telemóvel e escolhe a opção “Tarifários e Serviços”.
Se tiveres preferência por um tarifário com fatura, tens as seguintes formas disponíveis para alterar o tarifário NOS:
Contacto com a linha de Apoio a Clientes através do 16 993 e solicitar a transferência da chamada para um assistente que indicar-te-á o procedimento;
Acesso à Área de Cliente na seção “Tarifário”;
Diretamente numa loja NOS.
Caso ainda não sejas cliente NOS, terás que requisitar um cartão SIM da operadora (podes fazê-lo online ou diretamente num balcão de loja) antes de escolher o teu tarifário.
Antes de decidir mudar de tarifário é importante que conheças todos os pacotes de telecomunicações existentes no mercado, de forma a certificar-te que faças a escolha mais adequada e, ainda, identificar que outros serviços poderão estar associados e dos quais podes beneficiar.
No que diz respeito à oferta de tarifários NOS para telemóvel, a mesma engloba os seguintes planos: Like, Sem Limites, À medida, Smartwatch, Mundo e Livres - cada um adaptado a necessidades muito específicas de consumidores distintos e com modalidades de pagamento diferenciadas.
Se o cliente preferir um tarifário sem carregamentos obrigatórios, o ideal é optar por um dos planos da categoria Livres, que se subdividem em dois tipos de tarifários. Por um lado, existe o Livres Base, que permite falar para todas as redes fixas e móveis a 9,9 cêntimos por minuto, sendo que as SMS também têm este preço.
Por outro lado, os tarifários Livres Dia servem para poupar nos dias em que se utilizam mais os serviços de telecomunicações: com este plano, o utilizador paga 5 cêntimos por minuto para todas as redes e também por SMS. Porém, nota que são cobrados 27 cêntimos por dia de utilização, descontados com a primeira chamada ou SMS efetuada do dia – portanto, com este tarifário NOS o cliente só paga efetivamente quando utiliza.
Existe ainda o plano Mundo, que é específico para quem liga sobretudo para fora do país. Este oferece comunicações nacionais gratuitas entre clientes do tarifário Mundo, 500 MB de Internet incluída e preços competitivos nas comunicações para os principais destinos internacionais (Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Índia, Roménia, Ucrânia, Paquistão, entre outros destinos). Este tarifário possui carregamentos obrigatórios de 15 em 15 dias ou a cada 30 dias conforme o que o consumidor deseje.
Os planos Like acrescentam a mais-valia de disponibilizar dados móveis grátis para determinadas apps e subdividem-se em quatro tarifários: Like Chat, Like Social, Like Música e Like Vídeo.
Estão disponíveis três opções de tarifário base: 1GB (500 minutos ou SMS), 3GB (1000 minutos ou SMS) e 5GB (1500 minutos ou SMS). Estes tarifários base incluem tráfego gratuito para as seguintes aplicações de chat: WhatsApp, Skype, Viber, iMessage e FaceTime. Opcionalmente, se o cliente desejar, por mais 2€ por mês pode ainda agregar tráfego gratuito para as seguintes apps:
Redes sociais: Instagram, Facebook, Messenger e Snapchat;
Música: Spotify e Apple Music.
Por sua vez, por mais 4€ mensais podem ainda estar incluídas estas apps:
Vídeo: YouTube, Netflix, HBO Portugal, Amazon Prime Video, Twitch e Vimeo.
Estes tarifários implicam carregamentos mensais obrigatórios.
Tarifários Sem Limites
Este grupo de tarifários inclui dois subtarifários: Sem Limites e Sem Limites Max, que são ambos os primeiros planos deste género em Portugal que já estão preparados para a nova geração de rede móvel 5G. Em ambas as soluções é possível desfrutar de um serviço sem limite de dados, de minutos de chamadas e SMS. Enquanto o Sem Limites permite navegar com uma velocidade de até 10 Mbps, o Sem Limites Max já possibilita fazê-lo com o máximo de velocidade disponível (200 Mbps).
À medida é um tarifário que permite ao consumidor escolher, de entre oito planos disponíveis, os minutos, SMS e dados móveis consoante a tua utilização habitual. Nesta solução existem planos com dados móveis a partir de 200 Mbps e até 10 GB, que podem ter entre 500 e 10000 minutos de chamadas.
Tarifário Smartwatch
Para quem precisa de estar sempre contactável mesmo quando está sem o telemóvel, o tarifário Smartwatch é uma solução a considerar, porque tem uma mensalidade fixa (com 24 meses de fidelização). Este plano oferece 500 Mbps de Internet e 50 minutos de chamadas/SMS. Ao subscreveres este tarifário, a NOS oferece descontos exclusivos na compra de um smartphone.