Os cartões de crédito com pontos de recompensa são aqueles que oferecem programas compensatórios para os titulares do cartão. Estes programas permitem que o titular do cartão angarie pontos que podem ser convertidos em milhas aéreas ou descontos, assim como outros produtos ou serviços, conforme a utilização do cartão de crédito.
Os programas de fidelização dos cartões de crédito são um dos exemplos de programas de pontos, uma vez que dão benefícios àqueles que aderiram ao período de fidelização desse mesmo cartão, como a possibilidade de trocar pontos por milhas aéreas ou por outro tipo de serviços.
Ao usares este tipo de cartão de crédito, tens a possibilidade de ir acumulando pontos, tendo toda a liberdade para trocá-los como quiseres. Podes transformar os gastos em passagens aéreas e diárias em hotéis, eletrodomésticos, material informático, entre outros produtos disponíveis.
Como funcionam os cartões de crédito com pontos?
Ao utilizares um cartão de crédito com um sistema de pontos, à medida que fazes uma compra, ganhas pontos. Apesar de existirem formas diferentes de ganhar pontos, a maior parte dos cartões assume que, por cada euro gasto, ganha um ponto. Assim sendo, ao gastares 10€ numa compra ganhas 10 pontos. Deves, sempre que puderes, analisar a tua pontuação de forma a perceber a quantidade de pontos acumulados.
A pontuação sobe à medida que vais gastando. Fica a saber, no entanto, que os pontos podem ter validade de dois a três anos e que, se não fizeres o resgate no tempo estipulado, podes perdê-los.
Tal como na maior parte dos cartões de crédito disponíveis, para fazeres a adesão a um cartão de crédito com pontos deves deslocar-te a um balcão de atendimento de um dos bancos emissores ou se preferires, online. Depois, basta inscreveres-te num dos programas de pontos disponíveis para começar a acumular pontos. É sempre necessário atingir um determinado número de pontos para conseguires trocá-los por passagens aéreas, usufruir de descontos ou de produtos e serviços.
Como te podes candidatar aos programas de pontos?
Tal como nos cartões de crédito comuns, tens de fazer a adesão ao cartão que concede os benefícios que procuras. Dependendo do cartão, pode ser feita em online ou nos balcões de atendimento do banco emissor. Posto isto, inscreve-te nos programas de recompensa e, a partir de então, cada vez que fizeres uma compra acumulas pontos.
É preciso um determinado número de pontos para conseguir trocá-los por passagens aéreas, usufruir de descontos ou outros produtos e serviços, dependendo do cartão de crédito que escolheres. O resgate dos pontos pode ser feito na central de atendimento do teu banco ou, caso esteja disponível, no site do emissor. Para que não escolhas o primeiro cartão de crédito com pontos que encontrares, o ComparaJá ajuda-te neste processo de seleção e escolha do melhor e mais vantajoso cartão de crédito com pontos do mercado.
Que cuidados deves ter com este tipo de cartões?
Tal como todos os cartões de crédito, os cartões de crédito com pontos possuem vantagens que podem facilitar o teu dia-a-dia. No entanto, a sua utilização deve ser feita de forma responsável. A má utilização do cartão de crédito pode ser devastadora para o teu orçamento mensal no fim do mês.
Antes de utilizares o cartão de crédito, verifica que é a melhor opção de pagamento para ti. Existem locais, como é o caso das estações de serviço, onde podes pagar uma taxa adicional por cada vez que abasteces o automóvel e utilizas o cartão de crédito como forma de pagamento. Neste caso, é preferível optar por outra solução.
De seguida, deves pensar no tipo de utilização que vais dar ao cartão. Se vais utilizar muitas vezes o cartão de crédito, é preferível que optes por um cartão com uma taxa de juro mais baixa. Já se vais utilizar o cartão poucas vezes escolhe um sem anuidade.
Existem cartões de crédito de pontos especificamente para mulheres?
Sim. No entanto, existem apenas dois cartões disponíveis no mercado destinados a mulheres. De facto, os cartões de crédito destinados ao segmento feminino disponibilizam bastantes vantagens. Conhece-os na nossa plataforma de comparação.
Quais são os requisitos para obter um cartão de crédito com pontos em Portugal?
A maioria das instituições financeiras em Portugal exigem que seja maior de idade e residente/cidadão permanente em Portugal. Precisas ainda de ter um emprego estável e atender aos requisitos mínimos salariais, que variam de acordo com o tipo de cartão de crédito e o tipo de perfil do requerente. Para mais informação sobre esta matéria, acede ao nosso guia de cartão de crédito.
Como escolher o melhor cartão de crédito com pontos?
Primeiro que tudo, precisas de pesquisar e estudar todas as ofertas disponíveis para ti. Há alguns aspetos a ter em conta, tais como taxas anuais, Taxa Anual Efetiva Global (TAEG), políticas de penalização, vantagens e outros benefícios oferecidos por um determinado cartão de crédito. Esta tarefa foi facilitada para os consumidores com a avançada ferramenta de comparação de cartões de crédito do ComparaJá.
Com apenas alguns cliques, podes facilmente comparar diferentes cartões de crédito em Portugal e ver qual é o mais adequado para ti.
Pode ser pedido mais do que um cartão de credito com pontos?
Sim, mas não podes enviar os pedidos de uma só vez. As instituições financeiras podem ter acesso às informações dos teus pedidos já existentes, assim como ao teu perfil de crédito. Ter muitos pedidos ativos ao mesmo tempo vai fazer com que pareças “desesperado(a)” e, assim, diminuir as hipóteses de ser aprovado.
Como surgiram os cartões de crédito com pontos?
O nascimento oficial do cartão de crédito foi em 1950 com o surgimento do Diners Club International. Os cartões de crédito não tiveram quaisquer problemas a entrar no mercado português, tendo sido rapidamente incluídos nas carteiras portuguesas desde o seu surgimento em 1970. Mais de 40 anos depois, em 2014, um em cada três portugueses tinha cartão de crédito.
Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pelo instituto de Formação Bancária e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal.
Quero agradecer por tudo o que fez por mim, Andreia, foi um prazer trabalhar consigo, foi uma excelente ajuda, e merece todo o meu agradecimento. Fiquei mais uma vez muito satisfeita com o Comparajá, e recomendo sempre, da sua parte faltam-me as palavras para fazer justiça ao seu desempenho, disponibilidade e simpatia. Um grande bem haja, e até à próxima.
Excepcionais... A minha avaliação de 0 a 10 tem que ser 10. Muito bons profissionais. São excelentes profissionais e pessoas empáticas, só posso dizer que são 5 ️ e que os estimo a todos. Parabéns e obrigado