Outubro 2025
Conhece algumas das tendências do mercado com os nossos dados relativos terceiro trimestre de 2025
Consulta o nosso relatório e conhece o estado do mercado de crédito habitação
No terceiro trimestre de 2025, o mercado de crédito habitação em Portugal mostrou sinais claros de retoma e maior confiança, num contexto de estabilização progressiva das taxas de juro e ajustamento das expectativas face à política monetária europeia.
Taxa mista recupera força em setembro e mantém liderança destacada: A taxa mista (73,4%) voltou a afirmar-se como a modalidade dominante no crédito à habitação.
EURIBOR a 12 meses estabiliza e reforça o seu peso nos contratos de crédito: A EURIBOR a 12 meses representou 69,4% e a 6 meses representou 39% da taxa contratada nos créditos habitação feitos pelo ComparaJá.
Spread estável, mas MTIC recua entre os mais jovens: o spread médio manteve-se estável em 0,7%. Nos clientes com menos de 35 anos, o MTIC caiu de 431.629 euros em julho para 346.785 euros em setembro, uma redução de quase 85.000 euros em apenas dois meses.
Montante médio volta a crescer e atinge máximo anual em setembro: O terceiro trimestre de 2025 ficou marcado por uma recuperação sólida do montante médio de crédito à habitação, com setembro a registar o valor mais elevado do ano: 202.477 euros.
:quality(80))
A comparação é essencial para poupar! Com o ComparaJá os portugueses conseguem melhores ofertas de forma rápida, fácil e gratuita, ajustando o crédito ao seu perfil, garantindo que não pagam mais do que precisam. O ComparaJá trata de tudo, desde a primeira simulação à escritura.
Consulta as nossas análises sobre o estado do mercado imobiliário nos últimos meses: