Existem clientes e imóveis mais propensos a ter um financiamento sem entrada. Devem considerar-se, pelo menos, quatro fatores.
Taxa de esforço
É necessário demonstrar aos bancos que tem capacidade financeira para suportar os encargos associados a um crédito habitação 100 financiamento. Para comprar casa sem entrada é necessário, antes de mais, que a tua taxa de esforço – percentagem dos rendimentos que são utilizados para despesas com créditos – não seja superior a 33%. Quanto maior for a tua taxa de esforço, mais difícil será pagar as prestações mensais e isso não é bom sinal para o banco.
Imóveis do banco
As instituições financeiras têm habitações em sua posse - muitas vezes devido ao incumprimento do crédito à habitação por parte de outros clientes – e, para conseguirem reaver parte do valor investido nesses imóveis, vendem-nos a preços mais reduzidos e com condições únicas. Daí disponibilizarem, nas suas ofertas de imobiliário, muitas moradias com 100% de financiamento.
Dentro dessas condições incluem-se benefícios no spread e na taxa de juro, isenção do pagamento de comissões iniciais e financiamento sem entrada inicial. Além disso, é ainda possível pedir carência de capital e ter um prazo de pagamento mais alargado.
Os bancos normalmente também tem, em carteira, opções para a compra de terrenos para construção no qual concedem financiamento a 100%.
Histórico de pagamentos de crédito
Outro aspeto relevante para as entidades bancárias é o Mapa de Responsabilidades de Crédito do consumidor. Ou seja, se nunca tiveste problemas com os teus empréstimos anteriores – como, por exemplo, o incumprimento de pagamento das prestações mensais – serás visto como um bom potencial cliente.
Outras características importantes
Uma vez que o crédito habitação 100 financiamento possui um nível de risco mais elevado para as instituições financeiras, estas são mais seletivas na conceção deste tipo de empréstimo sem entrada inicial. Como tal, dão preferência a consumidores mais jovens, uma vez que têm mais longevidade para pagar o financiamento sem entrada, e que tenham boas perspetivas financeiras e profissionais.