As modalidades de taxas de juro e prestações mensais oferecidas no crédito habitação BPI são três:
Taxa variável;
Taxa fixa;
Taxa mista.
Em primeiro lugar, na modalidade com taxa de juro variável, esta é indexada à EURIBOR que optares para o teu contrato. Deste modo, as prestações mensais podem alterar-se após a revisão da EURIBOR – a cada 6 meses – e oscilam consoante o aumento ou decréscimo deste indexante.
É também possível optar por uma taxa de juro fixa nos primeiros três, cinco ou 10 anos do prazo de pagamento do crédito habitação BPI, passando depois a uma taxa de juro variável indexada à EURIBOR a 6 meses.
Por fim, o consumidor pode escolher uma taxa de juro fixa, a qual se mantém igual durante todo o contrato do empréstimo, mantendo-se também a prestação mensal inalterada.
O crédito habitação BPI permite que o montante máximo a financiar seja o menor entre o valor de escritura da casa e 80% do valor de avaliação do imóvel. Quanto ao montante mínimo, este varia consoante a finalidade do empréstimo: 30.000€ para aquisição de imóveis, 15.000€ para construção ou realização de obras, garagens e arrecadações.
Relativamente aos prazos máximos de pagamento, estes variam consoante a modalidade e a finalidade do crédito habitação BPI escolhidas:
30 anos para aquisição, construção ou obras, exc nas modalidades de taxa fixa e de taxa variável;
30 anos para a modalidade de taxa variável com prestações mistas, sendo aqui considerado o prazo máximo inicial;
30 anos para a aquisição de garagens e arrecadações.
Em qualquer caso, a idade dos clientes, no final do contrato de crédito, não poderá ser superior a 75 anos e 60 anos no prazo máximo inicial na modalidade de taxa variável com prestações mistas.
Esta instituição financeira permite que o cliente escolha de entre cinco opções de taxas de juro. A taxa de juro variável pode ser normal, com prestações mistas ou ainda com prestações fixas.
O cliente pode também escolher ter taxa de juro fixa – que não se altera durante todo o contrato – ou taxa de juro mista, na qual o cliente escolhe os anos em que pretende ter taxa fixa e, após esse período, é aplicada uma taxa variável.
Existem seguros obrigatórios no crédito habitação do BPI?
O BPI obriga à contratação de dois seguros para o crédito habitação: o de vida e o multirriscos-habitação. Ambos são contratados através da companhia de Seguros Allianz Portugal. No entanto, o cliente poderá optar por contratar estes seguros através de outra entidade seguradora.
O seguro de vida garante que o capital em dívida seja pago em caso de morte ou invalidez absoluta e definitiva. Já o seguro multirriscos-habitação garante o pagamento das indemnizações acordadas devido a danos sofridos pelo imóvel, causados por várias situações, nomeadamente: incêndio, riscos elétricos, inundações, fenómenos sísmicos, entre outros.
Para além disso, o consumidor pode ainda optar por subscrever um seguro de proteção ao crédito, garantindo o reembolso das prestações mensais do crédito habitação do BPI caso ocorra algum dos seguintes incidentes: incapacidade temporária absoluta para trabalhar devido a acidente e/ou doença; desemprego involuntário; salários em atraso; hospitalização.
Esta instituição financeira dispõe de alguns imóveis em sua posse, muito devido à falta de pagamento de alguns clientes do respetivo crédito habitação BPI. A venda dos imóveis BPI tem um preço inferior ao estipulado pelo mercado, sendo ainda possível obter vantagens no financiamento, tais como spread reduzido, isenção no pagamento de comissões iniciais, dispensa de avaliação do imóvel e de registo provisório de hipoteca.