Creche Feliz: tudo o que precisas de saber

Tens crianças até aos 3 anos? Descobre como a Creche Feliz pode oferecer cuidados gratuitos de qualidade. Neste artigo, explicamos de forma clara o que é, quem tem direito, o que está incluído e como inscreveres o teu filho. Não percas esta oportunidade!

Creche feliz: quem tem direito e até que idade?

Se queres saber tudo sobre a Creche Feliz, estás no sítio certo. Aqui vais encontrar informações claras e simples sobre este programa: como funciona, quem tem direito, o que inclui e como te podes inscrever.

Creche Feliz: O que é?

A Creche Feliz é uma medida do governo que garante creche gratuita para crianças até aos 3 anos. Esta iniciativa foi criada para ajudar os pais a conciliar a vida profissional e familiar, oferecendo um ambiente seguro e educativo para as crianças, sem custos para as famílias elegíveis. O programa cobre, entre outras coisas, alimentação, atividades pedagógicas e, em alguns casos, acompanhamento psicológico.

Quem tem direito?

Este apoio é para famílias com crianças até aos 3 anos, desde que frequentem creches públicas ou privadas que tenham acordo com a Segurança Social. Todas as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 e que estejam matriculadas em creches da rede solidária, pública, amas da Segurança Social ou em creches privadas que façam parte da bolsa de creches aderentes têm acesso à creche gratuita.

Desde 1 de janeiro de 2024, a medida foi ampliada, abrangendo também creches da rede pública, como as geridas por autarquias locais, instituições de ensino superior públicas e outros organismos de natureza pública, incluindo creches de empresas e institutos públicos.

Sabe mais:

Creche Feliz: há privados na lista?

Sim, também há creches privadas no programa Creche Feliz! A Portaria n.º 305/2022 procedeu ao alargamento da medida da gratuitidade das creches licenciadas da rede privada lucrativa. Estas creches, desde que estejam protocoladas com a Segurança Social, oferecem os mesmos benefícios que as creches públicas. Para confirmar se a tua creche preferencial está na lista, utiliza a App Creche Feliz.

Creche Feliz: até que idade?

Podes inscrever o teu filho na Creche Feliz desde os 4 meses até ele completar os 3 anos de idade. A partir dessa idade, as crianças transitam normalmente para a pré-escola. Verifica sempre se a creche onde queres inscrever o teu filho faz parte deste programa.

Descobre:

Como funciona a Creche Feliz?

O processo de candidatura à Creche Feliz é feito através da App Creche Feliz. Lá, podes inscrever o teu filho e verificar o estado da candidatura. As vagas são atribuídas com base na disponibilidade da creche e na tua situação socioeconómica. Lembra-te que algumas creches privadas também podem estar incluídas no programa, desde que tenham protocolo com a Segurança Social.

Quem tem prioridade?

A avaliação social e económica da família é considerada, com critérios de priorização definidos para garantir a equidade e o apoio necessário. Têm prioridade:

  • Crianças que frequentaram a creche no ano anterior;

  • Crianças com deficiência ou incapacidade;

  • Crianças cujos pais são estudantes menores ou beneficiários de assistência pessoal, no âmbito do Apoio à Vida Independente, ou são reconhecidos como cuidadores informais principais, ou ainda crianças em situação de acolhimento ou em casa abrigo;

  • Crianças com irmãos que, comprovadamente, pertencem ao mesmo agregado familiar e frequentam uma resposta desenvolvida pela mesma entidade;

  • Crianças beneficiárias da prestação social Garantia para a Infância e/ou com abono de família para crianças e jovens (1.º e 2.º escalões), cujos encarregados de educação residam ou desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social;

  • Crianças em agregados monoparentais ou famílias numerosas cujos encarregados de educação residam ou desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social;

  • Crianças cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social.

Não percas:

Estes critérios visam garantir que o apoio seja direcionado de forma justa e eficaz, respondendo às necessidades das famílias de maneira personalizada e equitativa.

Como inscrever na Creche Feliz?

Para inscreveres o teu filho na Creche Feliz, só tens de seguir alguns passos simples. O processo é todo feito online:

  1. Descarrega a App Creche Feliz (se ainda não tiveres);

  2. Preenche a candidatura com os dados do teu filho;

  3. Aguarda a resposta sobre a vaga;

  4. Finaliza a matrícula diretamente com a creche.

Lê ainda:

Creche Feliz: o que inclui?

A Creche Feliz inclui várias coisas que ajudam no desenvolvimento e bem-estar da criança, tais como:

  • Cuidados pedagógicos de qualidade;

  • Alimentação completa;

  • Atividades educativas e lúdicas que estimulam o desenvolvimento;

  • Em algumas creches, há ainda acompanhamento psicológico.

Tudo isto faz parte do apoio que a Creche Feliz te oferece, sem custos.

A Creche Feliz é uma excelente oportunidade para garantires que o teu filho tem acesso gratuito a cuidados de qualidade. O processo de inscrição é simples e podes fazê-lo diretamente online. Se tens direito a este apoio, não percas tempo e inscreve o teu filho. O futuro dele começa aqui!


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Editorial Lead