Como comprar um carro usado sem ser enganado?

Um automóvel sofre sempre desvalorizações, mas comprar uma viatura nova sai caro e pode não compensar. Sabe como comprar um carro usado com cautela.

como comprar um carro usado

Um automóvel é um bem que rapidamente sofre desvalorizações. Porém, adquirir uma viatura nova nem sempre compensa, porque sai sempre mais caro e ao fim de um ano já o veículo perdeu grande parte do seu valor de mercado (este decréscimo costuma ser de 15% a 20% ao ano). A questão que se coloca, porém, é a de como comprar um carro usado sem ser enganado. Descobre os maiores cuidados a ter.

Existem diversas vantagens associadas à aquisição de veículos em segunda mão, nomeadamente o facto de se poder comprar um carro melhor cujo preço não seria tão acessível se não fosse usado. Além disso, a desvalorização de um carro usado não é tão elevada como se fosse novo.

Fica a saber como comprar um carro usado sem seres enganado, seguindo quatro grandes passos.

Passo 1: definir quanto estou disposto a pagar

Estabelecer um budget é essencial para não te deixares levar na hora de adquirir uma viatura usada. Faz o trabalho de casa: depois de escolheres o modelo e a marca que preferes, faz uma pesquisa pelos preços que estão a ser praticados no mercado para esse automóvel.

Mesmo que não disponhas do montante total para a compra da viatura, hoje em dia é relativamente fácil conseguir um crédito automóvel, mesmo sem entrada inicial e até sem reserva de propriedade. É uma questão de perceber qual é a instituição financeira que oferece as melhores condições.

No âmbito do seu orçamento, não te esqueças também de ponderar as despesas que estão para além do preço do carro, nomeadamente o valor do registo de propriedade, o seguro automóvel e o Imposto Único de Circulação (IUC). Os prémios dos seguros variam, entre muitos outros fatores, conforme a marca e o ano de fabricação, por isso há que considerar estes atributos.

Tem ainda em consideração que, se vais adquirir uma viatura no estrangeiro para trazê-la para Portugal, terás custos acrescidos com a legalização de carros importados.

Sabe ainda:

Passo 2: decidir entre comprar num stand ou fazer negócio com particulares

Os stands, para além da variedade de carros que colocam à disposição do consumidor, são obrigados a dar uma garantia ao comprador, que varia entre um a dois anos, o que é inevitavelmente um ponto a favor.

Outra vantagem é a de que os stands normalmente recondicionam as viaturas, arranjando avarias e tratando também da parte estética do automóvel.

No entanto, por causa dessas reparações e devido à margem de lucro que pretendem auferir, um carro usado comprado num stand é geralmente mais caro do que quando adquirido a um particular.

Quando se compra a um particular, é normal que o carro seja vendido com alguns danos por reparar - mossas/amolgadelas, riscos, manchas nos estofos, desgaste do tabliê, direção desalinhada, etc. -, o que faz com que o preço a pagar possa naturalmente ser mais baixo.

Alguns stands admitem retomas – ou seja, a entrega do seu atual veículo -, o que permite abater alguns euros no preço. Se não estiveres interessado em vender o teu carro atual e quiseres desfazer-te do mesmo, é uma opção que te permite poupar algum dinheiro.

Seja comprado a um stand ou a um particular, nada como fazer o test drive do veículo e tentar saber o seu histórico, pedindo o livro de revisões.

Existe ainda a hipótese dos carros usados certificados pelas marcas, que recondicionam os veículos e vendem-nos normalmente em boas condições. Este pode ser um bom negócio, tendo em conta que o automóvel até já sofreu a maior parte da desvalorização inicial.

Passo 3: analisar cautelosamente o estado do veículo

Saber olhar para possíveis defeitos à vista no automóvel é crucial para não te deixares enganar pelas mais pequenas coisas. Desde logo, atenta na pintura: abre o porta-bagagens, o capô e as portas e verifica se existem marcas de tinta com spray por cima da tinta original.

Toma nota:

Vê o carro durante o dia com luz natural, pois existem pequenos defeitos que podem ser disfarçados na presença de pouca iluminação. Por exemplo: se houver bolhas na pintura, trata-se de um sinal de ferrugem.

Experimenta os pedais para averiguar se estão desgastados por condução abusiva. Verifica todos os comandos do carro (abertura de vidros, ar condicionado, etc.) e o sistema de som.

Vê ainda se, quando ligas o carro, ficam acesas algumas luzes do painel de instrumentos que não é suposto, tais como a da bateria, a do ABS e a do nível do óleo, a título exemplificativo.

Na altura em que fores fazer o test drive e puseres o motor a trabalhar, nota que o mesmo não deve ter ruídos e batidas constantes. Se ouvires um determinado chiar, este pode ser um indicador de problemas na correia de distribuição. Se a direção vibrar ou abanar enquanto se conduz, a caixa de direção pode estar solta.

Passo 4: como comprar um carro usado sem ser enganado nos quilómetros?

Se notares muito desgaste nos estofos do carro e no volante (se o mesmo for em pele), bem como folgas na caixa de velocidades, mas o carro tiver poucos quilómetros, tem atenção, porque tal não é normal numa viatura particular que seja recente.

Se o carro for português, podes deslocar-te ao IMT ou, através dos serviços online do IMT, solicitar uma certidão de inspeção para o veículo que pretendes adquirir (referindo a matrícula do mesmo e o motivo da pretensão), sendo que neste documento constará o registo dos quilómetros que o automóvel tinha em cada uma das inspeções técnicas.

Caso se verifiquem discrepâncias em algum dos anos, isso significa que o conta-quilómetros foi adulterado. Para pedires esta certidão, basta ter a matrícula do carro e pagar 30 euros.

Já se o veículo for importado, vê o chamado VIN (Vehicle Identification Number) – ou, em Português, Número de Identificação do Veículo -, que é uma referência universal usada para criar o registo individual de cada automóvel que é produzido. Em linguagem corrente, é o designado “número do chassis”. Existem alguns sites europeus que, através da inserção deste número, mostram quantos quilómetros tinha o carro na última inspeção realizada no seu país de origem.

Descobre também:

Portanto, para saber como comprar um carro usado sem correr grandes riscos, basta seguir todos estes cuidados. Ao fazer o test drive, não demores apenas cinco minutos: conduz durante cerca meia hora, alternando a velocidade. Tenta sempre negociar o preço do carro. Como comprar um carro usado sem sair defraudado? Simples: é só tomar as devidas precauções.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer