Investir em ações: Como começar com o pé direito em 2025?

Investir em ações é uma das formas mais eficazes de construir riqueza ao longo do tempo. Conhece as 5 dicas fundamentais para começares com o pé direito e evitares armadilhas comuns.

Dicas investir em ações: começar com o pé direito em 2025!

Investir em ações é uma das formas mais eficazes de construir riqueza ao longo do tempo. Contudo, muitos investidores iniciantes cometem erros que podem custar caro. Em 2025, o mercado continua repleto de oportunidades, mas também de desafios

Neste artigo, vamos explorar 5 dicas fundamentais para começares com o pé direito e evitar armadilhas comuns.

1. Preparar a Mentalidade para o Longo Prazo

Se estás habituado a rendimentos lineares, como depósitos a prazo ou rendas imobiliárias, investir em ações exige uma mudança de mentalidade. O mercado de ações não sobe de forma constante.

  • As ações são voláteis: podem subir muito no longo prazo, mas descem em muitos dias, meses e até anos. Correções superiores a 50% são possíveis e, para muitos, incompreensíveis.

  • A necessidade de validação constante pelo mercado pode levar a decisões precipitadas, como vender ações em momentos inoportunos.

Probabilidade de Retornos Positivos (Índice S&P 500 - Desde 1937)

Um erro comum é investir e vender repetidamente devido à insegurança. Essa abordagem normalmente resulta em prejuízos no longo prazo.

Dica:

Encara as ações como um investimento de longo prazo, resistindo ao impulso de olhar para os teus investimentos diariamente. Se plantasses uma árvore, irias ver o seu crescimento diariamente?

2. Evitar a Alavancagem 

A alavancagem consiste em investir com mais dinheiro do que se tem, recorrendo a empréstimos ou instrumentos financeiros derivados, como CFDs, opções ou futuros. Embora possa amplificar os ganhos, também aumenta exponencialmente os riscos que corres.

  • Uma pequena queda no mercado pode levar a perdas catastróficas.

  • A combinação de alavancagem com a volatilidade das ações pode resultar em falência.

Alavancagem% queda para perder tudo
1,5 vezes-67%
2 vezes-50%
3 vezes-33%
4 vezes-25%
5 vezes-20%
10 vezes-10%
Dica:

Começa com o teu próprio capital e não alavanques. Com o tempo, o efeito do juro composto fará maravilhas, sem que tenhas de correr riscos desnecessários.

Descobre:

3. Diversificar para Reduzir Riscos

A diversificação é um dos pilares do investimento inteligente e protege o investidor contra erros inevitáveis:

  1. Ninguém acerta sempre – Mesmo os grandes investidores, como Warren Buffett e Peter Lynch, cometem erros. Por exemplo, Buffett vendeu ações de companhias de aviação com prejuízo durante a pandemia da Covid-19.

  2. Maior probabilidade de acertos – Diversificar aumenta as probabilidades de acertar em ações que  valorizam muito, compensando eventuais perdas noutras.

Uma ação que sobe 600% pode compensar várias que desvalorizam. Lynch chegou a ter 1.400 ações diferentes no Magellan Fund - fundo gerido por ele entre 1977 e 1990 - o que não o impediu de obter um retorno médio anual de 29% durante esses 13 anos.

Dica:

Não coloques “todos os ovos no mesmo cesto”. Investe em várias ações de setores e geografias diferentes para diluir o risco.

4. Não Cortar os Lucros Cedo Demais

Um erro clássico de muitos investidores é vender ações assim que estas começam a dar lucro. Contudo, para obter retornos significativos, é preciso permitir que as ações com potencial cresçam.

  • Algumas ações podem multiplicar o seu valor várias vezes, compensando perdas noutras.

  • Ao vender cedo, limitas o teu potencial de ganhos.

Vou dar um exemplo: Imagina que em janeiro de 2005 tinhas tomado a decisão de investir em ações. Como conhecias bem a bebida energética “Monster” decidiste comprar 1.000 dólares americanos da ação. Passados poucos meses estavas a ganhar 100% e decidiste vender. 

Ótima decisão, certo?

Monster Bev Corp (Trade Price)Não é bem assim. Com 1.000 dólares, terias comprado 2564 ações a 0,39 cêntimos cada. Se as tivesses mantido, terias hoje 134.482 dólares. Claro que este é um exemplo extremo, mas fica a demonstração. 

Dica:

Aprende a ser paciente. Analisa as empresas e vende apenas quando o potencial de valorização estiver esgotado ou se houver mudanças fundamentais.

5. Dedica-te à Análise Fundamental (ou usa análises de qualidade)

Identificar boas oportunidades de investimento requer análises fundamentais profundas. Esta abordagem envolve:

  • Estudar a saúde financeira das empresas.

  • Comparar ações para encontrar aquelas com a melhor relação entre risco e o retorno.

Dica:

Queres aprender o básico sobre análise fundamental de ações? Tem acesso gratuito a este pequeno ebook “Mistério da Análise Fundamental Revelado”.

Investir em ações em 2025 pode ser um dos melhores caminhos para alcançar os teus objetivos financeiros, desde que o faças com uma mentalidade de longo prazo, evitando alavancagem excessiva, diversificando os investimentos, mantendo as ações vencedoras e confiando em análises fundamentadas.

Começa devagar, aprende com o mercado e, acima de tudo, mantém-te disciplinado. O sucesso do investimento em ações é fruto da paciência, conhecimento e boas decisões ao longo do tempo.

Aprofunda:

Pronto para começar? O próximo passo está nas tuas mãos!


Catarina Borja
Catarina Borja
Especialista em Investimentos