Um seguro dentário permite beneficiar de preços convencionados para a prevenção e proteção da saúde oral.
Abrangendo desde consultas, exames ou tratamentos de medicina dentária, os seguros dentários incluem um conjunto de coberturas no domínio dos cuidados orais que podes integrar desde o acesso a uma rede de estomatologia, a serviços de assistência ou capital diário por internamento hospitalar.
Enquanto as apólices de seguros dentários mais básicas poderão apenas incluir serviços como check-ups, limpezas ou pequenas reparações, as apólices mais completas poderão cobrir implantes, aparelho ou cirurgias.
Dependendo das condições do seguro contratualizado, poderão ser consideradas ou não pré-existências e, para alguns cuidados específicos, ser necessário obter uma pré-autorização da seguradora. De salientar que no momento de subscrição poderá ser requerido o preenchimento de um questionário médico.
Variando de produto para produto, poderá verificar-se ainda a existência de períodos de carência e também determinadas limitações ao nível da idade da pessoa segura.
Nesse sentido, atentar nas condições gerais e particulares do seguro dentário que se pretende contratar, nomeadamente nas suas exclusões, é fundamental para garantir uma escolha informada e adequada ao perfil e necessidades de cada consumidor.
Para além dos cuidados mais básicos, desde check-ups, consultas de urgência e destartarizações, um seguro dental poderá abranger um conjunto de tratamentos especializados consoante as coberturas contratualizadas. Entre os atos médicos que poderão estar incluídos no seguro dentário incluem-se:
Dentisteria – resolução de situações de dentes escurecidos, pigmentados, disformes ou fracturados;
Endodontia – tratamento de patologias da polpa dentária (vulgarmente conhecido como desvitalização);
Implantes – colocação de dentes artificiais, principalmente em situação de perda de um ou mais dentes;
Odontopediatria - cuidado da saúde oral da população infantil, até aos 16 anos;
Ortodoncia – tratamento de problemas no alinhamento dos dentes através de aparelhos fixos ou removíveis, expansores e aparelhos extra-orais;
Periodontologia – tratamento de doenças nas gengivas;
Prostodontia - reabilitação ou manutenção da função através da utilização de facetas, coroas e/ou próteses dentárias.
Num seguro de dentes, as condições gerais referem-se ao conjunto de cláusulas que definem e regulamentam as obrigações genéricas e comuns inerentes à apólice, enquanto as condições especiais são cláusulas que, completando ou especificando as condições gerais, são de aplicação generalizada a determinadas coberturas, quando tenham sido contratadas. Por sua vez, as condições particulares do seguro de estomatologia são elementos específicos de cada contrato de seguro, os quais surgem expressos num documento individual.
Nos seguros dentários, o valor que fica a cargo do consumidor por cada ato na rede convencionada da seguradora é designado de copagamento.
Já a comparticipação por financiamento, por sua vez, designa o custo suportado pela seguradora no contexto da prestação de cuidados convencionados, o qual é pago diretamente ao prestador.