Nos dias de hoje, o dever cívico de cuidar da nossa saúde é essencial. Se apresentares algum tipo de sintomas, tens à tua disposição o serviço SNS24, disponibilizado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este serviço, acessível tanto online quanto por telefone, permite-te esclarecer dúvidas de saúde de forma cómoda e evitar filas de espera nos centros de saúde e hospitais. Descobre os serviços que o SNS24 disponibiliza para te ajudar.
O que é o Saúde24?
O SNS24 é um centro de contacto criado pelo Serviço Nacional de Saúde para responder a dúvidas e problemas de saúde dos cidadãos sem que estes necessitem de se deslocar presencialmente a unidades de saúde. O serviço é acessível por telefone, através do número 808 24 24 24, e online, no site sns24.gov.pt, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Este centro de contacto oferece uma variedade de serviços, desde aconselhamento clínico prestado por profissionais de saúde a apoio administrativo relacionado com o SNS, como, por exemplo, pedidos de renovação de receitas médicas. É uma solução prática e segura para obter aconselhamento médico e ajuda com problemas de saúde não emergentes.
Que serviços são disponibilizados pela Saúde24?
A Saúde24 disponibiliza diversos serviços clínicos, permitindo a avaliação e orientação dos cidadãos perante um problema de saúde não emergente. Se sentires que necessitas de aconselhamento médico, podes ligar para a linha SNS24, através da qual é feita a triagem de acordo com a tua situação clínica e o devido aconselhamento e encaminhamento para o nível de cuidados adequado.
A Saúde24 disponibiliza os seguintes serviços clínicos:
Triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente;
Aconselhamento sobre medicação não sujeita a receita médica;
Informações clínicas e de saúde pública;
Aconselhamento psicológico para utentes e profissionais de saúde;
Referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC associada aos autotestes e testes rápidos (teste em farmácias, laboratórios e domicílio).
Atendimento prioritário nas urgências
Ao contactar a linha Saúde24 e após a triagem do teu estado clínico, o profissional de saúde que fez o atendimento pode recomendar que te dirijas ao hospital ou ao centro de saúde. Caso sejas referenciado pelo SNS24 para te dirigires aos serviços de urgência, tens direito a prioridade no atendimento, mediante o grau de prioridade que te for atribuído na triagem.
Para garantir o atendimento prioritário, tens de ter o registo com a tua origem impresso nas vinhetas de identificação, bem como uma pulseira que identifica a cor de prioridade da triagem.
Para além disso, se fores referenciado pela Saúde24 para te dirigires ao hospital ou centro de saúde, também tens direito a isenção de taxas moderadoras. Para garantir que usufruis desta isenção, basta dizer que foste referenciado pela respetiva linha e tens dispensa de pagamentos das taxas e de eventuais atos complementares que sejam prescritos.
Quando ligar para o SNS24?
Deves ligar para o SNS24 sempre que estiveres perante um problema de saúde não emergente. Através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o profissional de saúde que te atender será responsável por avaliar e orientar-te sobre como proceder.
São considerados problemas de saúde não emergentes os seguintes exemplos:
Dor ligeira a moderada;
Tosse persistente;
Febre;
Náuseas ou vómito alimentar;
Diarreia;
Alteração da tensão arterial (sem outras queixas);
Choro persistente da criança;
Comichão ou alterações da pele.
Mediante o diagnóstico, o profissional de saúde também poderá indicar-te a toma de medicação não sujeita a receita médica que seja adequada para o teu caso, bem como encaminhar-te para o serviço de urgências, se necessário.
Para além da triagem, aconselhamento e encaminhamento, a Saúde24 também ajuda se necessitares de referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC.
É ainda disponibilizado o serviço de aconselhamento psicológico por telefone, integrado na linha SNS24, cujo objetivo é dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde.
Cada vez mais se fala em saúde mental e na sua importância, principalmente devido à situação de pandemia de COVID-19 que motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. Com o isolamento e afastamento social, muitas pessoas acabaram a sofrer uma pressão psicológica, por vezes difícil de controlar, pelo que este serviço visa dar apoio em diversas situações, tais como:
Ansiedade aguda;
Fragilidade psicológica;
Agravamento da sua doença psicológica.
Podes ainda ligar para a Saúde24 se pretenderes obter informações clínicas e de saúde pública.
O que devo ter comigo quando ligo para o SNS24?
No momento do contacto com o SNS24 deves ter contigo os dados de identificação, tais como:
Número de utente SNS;
Nome;
Data de nascimento.
Se não for o próprio a contactar, deves estar junto do utente no momento da chamada e ter acesso aos seus dados de identificação.
Avaliar sintomas online
Para além da linha SNS24, tens a possibilidade de avaliar os teus sintomas pela internet, através do centro de contacto online. Esta funcionalidade pode ser útil em alturas em que a linha telefónica estiver com longos períodos de espera para atendimento.
O “Avaliar Sintomas” permite que avalies o teu estado clínico e obtenhas informações e conselhos adequados face a um problema de saúde não emergente, sem que seja necessário telefonar para a Saúde24.
Através deste sistema, podes avaliar os teus sintomas, indicando o que te está a causar maior incómodo e fazer uma descrição mais detalhada de tudo o que sentes e que esteja relacionado com o principal sintoma que referiste. No fim, são-te apresentadas recomendações adequadas à situação que descreveste.
O “Avaliar Sintomas” não substitui uma consulta médica ou os cuidados de saúde de um profissional, nem é uma ferramenta de diagnóstico clínico. Caso tenhas sintomas mais graves ou acentuados, liga diretamente para a Saúde24 no sentido de obter aconselhamento adequado.