Se tens uma ideia de negócio e queres começar a lucrar com isso, abrir uma empresa é o passo essencial para começar. Seja em Portugal ou a partir do estrangeiro, o processo de criação de uma empresa pode ser descomplicado com a ajuda das ferramentas certas e bons parceiros.
Existem várias plataformas no mercado português que te podem ajudar na abertura de uma empresa ou na otimização de resultados. A Rauva, a primeira plataforma portuguesa de gestão financeira integrada para PMEs, é uma opção que te pode ajudar a simplificar e acelerar este processo.
Vamos mostrar-te os passos que precisas de seguir para criar e gerir o teu negócio com sucesso.
1. Criar empresa
O primeiro passo para criar a tua empresa é garantir que tudo está conforme a lei. E, claro, ter um suporte jurídico especializado faz toda a diferença. Criar o negócio é o passo que marca o início da jornada empreendedora.
Nesta fase, para além de definir o nome da empresa, deves definir a forma jurídica da empresa. Esta decisão é fundamental, pois impacta a gestão, a responsabilidade e a forma como as obrigações fiscais serão cumpridas. Existem diferentes tipos de formas jurídicas que deves considerar, dependendo se vais gerir o negócio sozinho ou se terás mais sócios.
Opções para empresas com apenas um sócio:
Se pretendes abrir uma empresa em que serás o único responsável, tens três formas jurídicas principais:
Empresário em Nome Individual (ENI): É a forma mais simples e com menos formalidades. Nesta opção, o património pessoal do empresário está ligado ao da empresa, o que significa que a responsabilidade é ilimitada.
Sociedade Unipessoal por Quotas: Neste modelo, a empresa é constituída por apenas um sócio, mas a responsabilidade é limitada ao capital social investido. O nome da empresa deve incluir a expressão "Unipessoal Lda."
Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada (EIRL): Similar ao ENI, mas permite limitar a responsabilidade, separando o património pessoal do empresarial. Esta forma oferece mais segurança ao empresário.
Opções para empresas com mais de um sócio:
Se pretendes abrir uma empresa com mais de um sócio, as formas jurídicas mais comuns são:
Sociedade por Quotas (Lda.): Pode ser constituída por dois ou mais sócios, com um capital social mínimo de 1 euro por sócio. A responsabilidade é limitada ao valor das quotas, e o nome deve incluir a expressão "Limitada" ou "Lda.".
Sociedade Anónima (SA): Nesta opção, o capital social é dividido em ações e requer um mínimo de cinco sócios. A responsabilidade dos sócios é limitada ao valor das ações subscritas, e o capital social mínimo é de 50 mil euros. O nome da empresa deve incluir "Sociedade Anónima" ou "SA".
Nesta fase as plataformas de gestão financeira podem ser uma grande ajuda. Basta reunir todos os documentos necessários e submetê-los de forma digital através da plataforma, sem filas e sem demoras. Numa fase seguinte, podes contar com ajuda para definir a estratégia mais adequada para o sucesso da empresa, ajustada às necessidades e metas.
2. Abrir uma conta empresarial
Após a constituição da empresa, é obrigatório abrir uma conta empresarial que permita a gestão eficiente de pagamentos, garantindo a conformidade financeira. Atualmente, é possível abrir uma conta de forma digital em poucos minutos, agilizando o acesso a serviços bancários que vão desde cartões de débito a transferências internacionais e pagamentos SEPA gratuitos.
3. Designar um contabilista certificado
É também obrigatório que, até 15 dias após a sua criação, as empresas abram atividade nas finanças, uma tarefa que geralmente é assegurada por um contabilista. Um acompanhamento especializado nesta área permite que te foques nas estratégias de crescimento, enquanto as obrigações contabilísticas e fiscais estão asseguradas e em conformidade.
4. Enviar faturas
Se vais ter uma empresa, precisas de emitir faturas certificadas para cumprir com as obrigações de IVA. Para faturas eletrónicas entre empresas, é necessário solicitar uma série de números de fatura ao Governo e usar um software certificado que gere o código QR e o código ATCUD em cada documento.
Ao escolher um bom software de faturação, consegues automatizar este processo, organizar todas as faturas emitidas e ter uma visão clara dos pagamentos recebidos, pendentes e futuros.
5. Como escolher os melhores parceiros para a tua empresa
Contar com os parceiros certos desde o início faz toda a diferença. Ao adotares uma abordagem integrada e tecnológica para a gestão financeira, vais simplificar processos e ganhar tempo para te focares no que é mais importante: crescer e inovar num mercado competitivo.
Investir numa solução digital para a gestão financeira e contabilidade pode ajudar-te a transformar desafios em oportunidades, oferecendo uma visão clara e detalhada das tuas finanças. A Rauva é um exemplo claro de um serviço que agrega todos estes passos numa só plataforma, permitindo que te concentres no que realmente importa: inovar e crescer num mercado competitivo.
Vantagens de uma gestão integrada:
Menos burocracia: Faz tudo online, desde a abertura da empresa até a emissão de faturas.
Acompanhamento especializado: Contabilidade e gestão financeira num só lugar.
Maior controlo: Visualiza em tempo real o estado financeiro da tua empresa.
Conclusão: Dá o primeiro passo para o sucesso da tua empresa
Abrir uma empresa pode parecer complicado, mas com o planeamento certo e os parceiros adequados, torna-se muito mais simples. Segue estes passos, garante que tens tudo em conformidade e foca-te no crescimento do teu negócio. Com o suporte certo, vais estar mais preparado para enfrentar o mercado e aproveitar as oportunidades que surgirem.