Os aquecedores mais baratos são os mais procurados pelos consumidores, mas podem acabar por aumentar em muito a fatura da luz – ou seja, feitas as contas, acabam por se tornar mais caros do que aparentam. A escolha das soluções de aquecimento mais económicas passa pelo tipo de habitação e pelas necessidades específicas de climatização. Vamos tirar todas as tuas dúvidas neste artigo!
As soluções de aquecimento mais utilizadas
Quando as mantas e os cobertores já não chegam, é preciso recorrer a soluções de aquecimento económicas, eficazes, saudáveis e sustentáveis. Mas nem todas cumprem estes requisitos. Passamos a descrever as soluções de aquecimento mais económicas.
1. Termoventilador
Os termoventiladores podem parecer ser a solução de aquecimento mais económica, mas só na sua aquisição. Não são assim tão eficazes: aquecem devagar e as divisões arrefecem rapidamente quando são desligados.
Contudo, são leves, portáteis, silenciosos e basta ligar à corrente para ser utilizados. São mais indicados para um aquecimento pontual numa área pequena.
2. Convetor
Os convetores são mais caros e mais volumosos que os termoventiladores, mas igualmente portáteis e leves. Permitem que o calor se espalhe de forma mais rápida e uniforme pela divisão, proporcionando uma temperatura homogénea. Mantêm o calor mesmo depois de desligados, sobretudo se a tua casa tiver um bom isolamento térmico.
O convetor pode ser indicado para aquecer rapidamente a divisão maior da casa, como a sala de estar. Quanto ao consumo energético e à pegada ecológica, poderiam ter um melhor desempenho, não sendo, por isso, a solução de aquecimento mais eficiente e ecológica.
3. Emissor térmico
Os emissores térmicos são uma solução de aquecimento fixada à parede e funcionam segundo o princípio da inércia térmica, o que lhes permite distribuir o calor de forma gradual até se alcançar a temperatura pretendida. Depois de desligado, o calor é conservado durante mais tempo que outras soluções de aquecimento convencionais.
O emissor térmico é indicado para climatizar divisões nas quais se permanece muitas horas seguidas. Tem também a vantagem de poder ser usado como elemento decorativo: existem modelos com diferentes materiais que podem ser combinados com o estilo da divisão, e podem inclusivamente ser pintados da mesma cor das paredes para passarem despercebidos. Contudo, o consumo energético e a emissão de poluentes deixam bastante a desejar.
4. Ar condicionado
Os modelos mais recentes de ar condicionado são uma solução de aquecimento económica e amiga do ambiente. Ainda que implique custos mais elevados em termos de aquisição, instalação e manutenção, o investimento acaba por compensar – para além de poderes climatizar a casa também no verão.
É possível encontrar aparelhos de ar condicionado portátil, monosplit (só permite a instalação numa única divisão da casa) ou multisplit (permite a instalação em diferentes divisões da casa). A temperatura desejada é rapidamente atingida e facilmente estabilizada, e alguns modelos incluem funções de tratamento de ar, como purificação e desumidificação. Requer, contudo, uma utilização consciente e responsável para que a poupança energética se traduza numa vantagem real.
5. Salamandra a pellets
As salamandras a pellets são uma tendência em decoração de interiores, e o design dos modelos disponíveis no mercado é cada vez mais apelativo. Deixam, portanto, de ser meras soluções de aquecimento e passam a integrar a decoração da casa. São uma opção bastante ecológica e limpa, uma vez que utilizam pellets como combustível, obtidos através da reciclagem.
O custo inicial pode ser elevado, mas a médio prazo acaba por compensar. Existem modelos com diferentes níveis de potência, que devem ser ajustados ao espaço a climatizar. Os pellets apresentam uma eficiência elevada, na medida em que apresentam um poder calorífico 6 vezes superior à lenha. As salamandras aquecem mais e em menos tempo e, pelo facto de aquecerem não só o ar mas também as superfícies, a temperatura mantém-se mesmo depois de desligadas.
Veredito final: quais as soluções de aquecimento mais económicas?
Quanto ao consumo energético e à pegada ecológica, as soluções de aquecimento vencedoras são o ar condicionado e as salamandras a pellets.
Contudo, se estas soluções de aquecimento não forem para já viáveis, seja do ponto de vista financeiro ou de instalação, ou mesmo se as tuas necessidades de aquecimento forem muito pontuais e restritas a divisões pequenas, prefere os termoventiladores e os convetores. São mais rápidos a aquecer e garantem uma temperatura relativamente estável, sendo mais económicos que os radiadores a óleo ou emissores térmicos.
Assim, se estás a preparar a tua casa para o frio, toma nota destas orientações para encontrar uma solução de aquecimento saudável e sustentável que mantenha o ambiente acolhedor.