Aumento de 7% nas reclamações à ERSE no 4.º trimestre

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 4.589 reclamações entre outubro e dezembro de 2024,

Trocos D'Hoje | Energia

Isto representa um aumento de 7% face ao mesmo período do ano anterior, que contabilizou 4.283 queixas. Em comparação com o trimestre anterior, que registou 4.318 reclamações, houve um crescimento de 6%.

O setor elétrico foi o mais visado, concentrando 82,4% das reclamações. As principais queixas relacionaram-se com faturação, contratos de fornecimento e práticas comerciais desleais, correspondendo a 44,1% do total de reclamações nos livros das empresas.

Em termos de resposta, as empresas levaram, em média, 7,25 dias úteis para responder às reclamações, com 95% das respostas dentro do prazo legal de 15 dias úteis.

No mesmo período, a ERSE recebeu 899 pedidos de intervenção, um aumento de 28% face ao mesmo trimestre do ano anterior, que registou 705 pedidos. No entanto, comparado com o trimestre anterior, houve uma diminuição de 7%. A maioria destes pedidos (89,1%) também se referiu ao setor elétrico.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Editorial Lead