Literacia Financeira estreia-se como disciplina

Para melhorar a literacia financeira nos jovens portugueses, o secretário de Estado Adjunto e da Educação apresentou um projeto-piloto para sete escolas lecionarem a disciplina de literacia financeira.

Trocos D'Hoje_Lifestyle Poupança_04

Segundo o ministro da Educação, Ciência e Inovação melhorar a literacia financeira nos jovens portugueses é essencial e as escolas e os professores devem ter um papel ativo neste tema. Decorre, assim, um "processo de revisão das aprendizagens" e "a literacia financeira será reforçada".

O secretário de Estado Adjunto e da Educação apresentou na quarta-feira, dia 10 de julho, um projeto-piloto para sete escolas lecionarem a disciplina de literacia financeira no ensino secundário.

"A literacia financeira já é obrigatória por via da educação para a cidadania. Existirá enquanto disciplina num projeto-piloto que vai ser lançado no próximo ano letivo", anunciou Alexandre Homem Cristo.

Com base num estudo apresentado pela OCDE 63% dos jovens europeus têm contacto com produtos e atividades financeiras e 62% possuem cartão de crédito ou débito. Na realidade portuguesa, apenas 38% têm conta bancária e 27% cartões de débito/crédito. Portugal destaca-se apenas na temática de comparação de preços para conseguir a melhor solução.


Madalena Alves
Madalena Alves
Content Writer