Hoje em dia, poucas são as pessoas que não possuem uma conta bancária. Abrir conta no banco é um processo mais simples do que se pode imaginar, até porque atualmente já é possível tratar de tudo 100% online e poucos são os documentos necessários. Sabe, neste artigo, como fazê-lo sem perder tempo.
O que inclui uma conta à ordem?
As contas de depósitos à ordem normalmente incluem, desde logo, um cartão de débito (que poderá ou não ter uma anuidade associada), que permite movimentar a conta no dia-a-dia, possibilitando a realização de pagamentos de compras e/ou serviços, transferências bancárias e levantamentos de numerário.
A funcionalidade de programar e/ou autorizar pagamentos por débito direto também costuma vir incluída numa conta bancária, bem como a possibilidade de se realizar levantamentos no balcão do banco.
Outro produto que pode (e costuma) estar associado a uma conta à ordem é o cartão de crédito. Embora no quotidiano muitos consumidores normalmente utilizem o cartão de débito com mais frequência, a verdade é que alguns cartões de crédito possuem inúmeras vantagens (tais como milhas aéreas ou cashback, por exemplo), compensando comparar todo o mercado primeiro.
Da mesma forma, abrir conta no banco normalmente possibilita também o acesso ao serviço de homebanking da instituição financeira em questão.
Nota ainda que as contas à ordem podem ou não ter comissões de manutenção e todas as funcionalidades acima assinaladas podem não se encontrar disponíveis (especialmente se estivermos a falar de contas de serviços mínimos bancários).
Que documentos são necessários para abrir conta no banco?
Quando fores abrir conta no banco deves assegurar que levas todos os documentos obrigatórios. Normalmente são apenas os seguintes:
Documentos de identificação - Cartão de Cidadão e/ou Bilhete de Identidade e Número de Contribuinte;
Comprovativo de morada - qualquer fatura de despesas domésticas (de água, eletricidade ou mesmo do pacote de telecomunicações, por exemplo) cuja antiguidade não seja superior a três meses ou então um extrato bancário recente de outra conta bancária que já possua;
Comprovativo de vínculo laboral - declaração da entidade patronal ou recibos de vencimento recentes.
Sim. Neste caso, no conjunto dos documentos que deves ter contigo para abrir conta no banco, em vez de uma declaração da entidade patronal ou de recibos de vencimento deverás ter um comprovativo de inscrição no Centro de Emprego ou, caso não estejas inscrito, um atestado da Junta de Freguesia que comprova a tua situação económica.
Toma nota ainda que alguns bancos dispensam a apresentação do comprovativo de morada se tiveres o PIN do teu Cartão de Cidadão.
Qual o procedimento para abrir uma conta bancária?
É possível abrir conta no banco de duas formas: no balcão da entidade bancária ou através dos seus canais digitais (iniciando o procedimento no website e depois terminando no balcão ou então fazendo download da app do banco e tratando de tudo 100% online – nota que nem todos os bancos disponibilizam esta última opção).
Se preferires abrir conta presencialmente
Optando pelo balcão do banco, terás de te deslocar a uma sucursal e solicitar o atendimento de um gestor de conta que tratará do processo. Necessitarás de levar todos os documentos obrigatórios.
Depois de selecionar a conta que pretendes (existem bancos que disponibilizam mais que um tipo de conta à ordem), o banco irá apresentar-te o respetivo contrato, que deverás assinar, e também deves guardar uma cópia para ti. Nota que alguns bancos exigem um montante mínimo para a abertura de conta.
Normalmente, para abrir uma conta conjunta é preciso que ambas as pessoas se dirijam presencialmente a um balcão. Em alguns bancos, é preciso que agendes a abertura de conta. Precisam ambas as pessoas de levar todos os documentos para que a conta seja aberta.
Caso optes por criar uma nova conta online
Se escolheres realizar a abertura de conta online, sem precisares de te deslocar fisicamente ao banco, este processo normalmente realiza-se no site da instituição financeira em alguns passos:
De uma forma genérica, após entrar no site do banco, deverás procurar a página das contas bancárias e escolher a opção “Abrir conta online”;
De seguida, deve ser-te solicitado o preenchimento de um formulário com os teus dados pessoais (nome completo, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telemóvel, etc.);
É expectável que depois te sejam apresentadas as condições gerais e a ficha de informação normalizada da conta (FIN), documentos que deverás ler e analisar bem. Se concordares com todos os pormenores, podes continuar;
Por norma, posteriormente deverás receber o código, seja por sms ou e-mail, que irás utilizar para abrir a tua conta;
Por fim, deverá ser marcada uma videochamada com um assistente do banco para certificar todos os dados necessários. Aqui precisarás de apresentar todos os documentos obrigatórios e fornecer algumas informações relativas a dados profissionais e aos seus rendimentos. Caso a videochamada não consiga reunir as condições certas para a verificação acontecer sem dúvidas, será marcada uma nova videoconferência;
Completados estes passos, e após serem verificadas todas as condições, é expectável que recebas um código de acesso para aceder à tua conta online, seja pelo site ou por uma app.
Nota que nalguns bancos a abertura de conta é 100% digital (através do preenchimento de diversos campos, do envio dos documentos e da realização de uma videoconferência com um agente da instituição), ao passo que noutros poderás iniciar o procedimento online, mas depois deverás concluí-lo presencialmente no balcão do banco.
A grande vantagem de abrir conta no banco online reside fundamentalmente no facto de poderes fazê-lo a qualquer hora ou dia da semana.