Banco BiG

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Sobre o Banco BiG

Fundado em dezembro de 1998 e sediado em Lisboa, o Banco de Investimento Global (BiG) foi a primeira instituição financeira especializada de capital fechado em Portugal a conceder diversos serviços aos clientes através da internet, como por exemplo o acesso a mercados bolsistas internacionais e cartões de crédito. Inicialmente, os serviços focavam-se sobretudo na corretagem, mas é licenciada para operar em todas as áreas de negócio abertas ao setor bancário.

Servindo ambos os segmentos de clientes particulares e empresariais, o banco proporciona crédito, corretagem, custódia, gestão de património e serviços bancários e de pagamentos. Para clientes institucionais e corporativos, os serviços incluem a gestão de risco de mercado, tesouraria, corretagem e financiamento de capital próprio. O BiG interage com os clientes através de vários canais integrados: os de retalho são servidos por uma plataforma de investimento online e por Financial Advisors baseados em 18 agências com localizações-chave, centrais e regionais. As equipas de vendas e de produto presentes em Lisboa e no Porto trabalham com clientes institucionais.

O banco é membro dos mercados Euronext e mantém parcerias com fornecedores globais de serviços financeiros, por forma a proporcionar aos clientes o acesso aos principais mercados mundiais de ações. Como parte da oferta, o BiG mantém acordos de subscrição e distribuição com as principais entidades gestoras de fundos de investimento, bem como a competência interna para desenvolver produtos e gerir as necessidades e expetativas dos clientes.

A estrutura organizacional interna do BiG reflete os aspetos chave da sua cultura empresarial, que tem aumentado a resiliência do banco e assegurado a integridade do seu modelo de negócio durante sucessivas crises financeiras. O BiG é gerido de forma transparente, flexível e atenta aos riscos de mercado, com o objetivo de ser capaz de reagir e identificar rapidamente a oportunidades de negócio. A liquidez do banco, a qualidade dos seus ativos e capitais são fortes. Os eventos verificados nos últimos anos não provocaram alterações materiais na estratégia do banco, exceto no que concerne ao aumento do investimento em sistemas, reforço dos controlos e gestão diária de cada uma das linhas de negócio e maior precaução, dada a volatilidade do contexto político-económico. O BiG durante tem crescido, nomeadamente em termos de produto bancário, negócio com clientes e resultados por ação, especialmente desde 2011, não tendo procurado novos aumentos de capital junto dos acionistas desde 2001, nem necessitou, em nenhum momento durante as crises recentes, de assistência externa.

Ao longo dos últimos 11 anos o banco tem pago dividendos aos acionistas, tendo, igualmente durante este período, suportado uma carga fiscal superior a 100€ milhões. A Administração continua a focar-se na alocação de capital, gestão de liquidez, qualidade dos ativos e manutenção de uma rendibilidade sustentada do modelo de negócio da instituição.

Banco BiG

Perguntas Frequentes

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Filipe Gomes
Conteúdo Revisto por Filipe Gomes
Managing Director do ComparaJá.pt
Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pelo instituto de Formação Bancária e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal.