Energia Luzboa
Sediada na cidade de Viseu, a Luzboa nasce em meados de 2014 como uma empresa que comercializa eletricidade no mercado livre em Portugal continental. Iniciou operações em janeiro de 2015 e optou, desde logo, por se apresentar como uma entidade 100% online. Na prática, tudo é feito através da internet: as adesões são feitas online ou por telefone, as faturas são eletrónicas e os pagamentos são efetuados por débito direto. Não existe qualquer loja física desta entidade.
A escolha pela vertente digital permite a esta pequena operadora apresentar preços inferiores aos restantes players do mercado. A oferta competitiva apresentada pela Luzboa valeu-lhe, em apenas um ano, passar de zero para cinco mil clientes.
A partir de 2017, o principal acionista da Luzboa passou a ser o grupo espanhol Nexus Energia, potenciando a criação de sinergias ibéricas entre as duas entidades e o reforço da posição da Luzboa no setor da eletricidade face aos grandes operadores a atuar no mercado português. Paralelamente, este grupo espanhol tem vindo a apostar em projetos relacionados com energias renováveis, nomeadamente em energias solar fotovoltaica. A Luzboa, por sua vez, está interessada em crescer na representação de produtores de energia renovável.
Desde a sua fundação que o principal mercado da Luzboa incide no fornecimento de eletricidade a consumidores domésticos e pequenas empresas. No entanto, nos últimos anos, esta operadora tem vencido vários concursos públicos para o abastecimento de áreas urbanas, nomeadamente em Lisboa e nos municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Douro, da qual fazem parte Vila Real, Torre de Moncorvo, Mesão Frio, Lamego, entre outros.
A Luzboa destaca-se por ter sido pioneira, a nível nacional, ao oferecer um tarifário indexado 50/50 que consiste na divisão da margem com o seu cliente, tendo em conta o consumo anual do mesmo.
A preocupação pelo meio ambiente é prioridade para a Luzboa. Em 2015, a título exemplificativo, a comercializadora de eletricidade juntou-se à Interecycling, a primeira empresa de reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. “Energia Reciclada” foi o slogan atribuído ao programa de reciclagem disponibilizado para os clientes da Luzboa, que teve como objetivo a consciencialização para a importância da reciclagem do lixo eletrónico e, em troca, abater o valor desse material na conta da luz.
Conhece as vantagens de utilizar o ComparaJá