Energia Lisboagás
O surgimento da Lisboagás remonta a 1998 quando o Grupo GDP-Gás de Portugal, S.A, sentiu a necessidade de criar uma nova dinâmica comercial, que fosse orientada não só para o cliente, como também para a própria qualidade da prestação do serviço.
Antes da viragem do século, é constituída a Galp Energia que, além de deter 100% do Grupo GDP, detém ainda 100% da Petrogal (responsável pela produção e exploração de petróleo bem como da refinação e comercialização de matérias petrolíferas).
De salientar que o Grupo GDP se dedica à importação, transmissão de gás natural e à sua distribuição com recurso a seis distribuidores regionais. A Lisboagás, por sua vez, é a concessionária para a distribuição de gás natural de todos os concelhos pertencentes ao distrito de Lisboa (Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira). As tarifas que pratica são definidas pela Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE).
Em 2001, a Lisboagás concluiu um projeto do qual fez parte para a mudança de abastecimento de mais de 230 mil consumidores de gás de cidade para gás natural na cidade de Lisboa.
Três anos depois esta empresa obteve a certificação do Sistema Integrado de Gestão do Ambiente, da Qualidade e da Segurança, de acordo com as seguintes normas: NP EN ISO 14001:1999, NP EN ISO 9001:2000 e OHSAS 18001:1999. Já em 2005, a Lisboagás comercializadora certificou-se com a norma NP EN ISO 14001.
Em 2019, Lisboa tornou-se numa das primeiras cidades europeias a receber contadores inteligentes de gás natural. O projeto-piloto resultou de uma parceria a envolver a Galp Gás Natural Distribuição, a Lisboagás e a operadora de telecomunicações NOS.
Inicialmente foram instalados 100 contadores inteligentes em Lisboa, Cascais e Sintra. Estas soluções inovadoras permitem não só fazer leituras de gás natural à distância como também proceder à alteração da potência contratada sem ser necessário efetuar uma deslocação à zona habitacional.
Conhece as vantagens de utilizar o ComparaJá