Crédito Agrícola

Compara todas as opções do Crédito Agrícola com as soluções dos outros bancos do mercado

Porquê escolher o ComparaJá?
37 Milhões €
Poupança total
311.464+
Famílias ajudadas
231,73€
Poupança média mensal

Sobre o Crédito Agrícola

A origem das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo é histórica e encontra-se associada às Santas Casas da Misericórdia - que foram fundadas em 1498 sob a égide da Rainha D. Leonor e de Frei Miguel Contreiras – bem como nos Celeiros, criados em 1576 por D. Sebastião.

Posteriormente, em 1778 surgiu o crédito aos agricultores, tendo a Misericórdia de Lisboa sido a primeira a conceder este tipo de empréstimos. Porém, só mais tarde, em 1911, após a implantação da República, é que viria a nascer o Crédito Agrícola em Portugal, cujas atividades só ficaram efetivamente definidas em 1914.

A partir de 1974 surgiu um movimento de autonomia das Caixas existentes, que fez com que estas expandissem a sua implantação e alargassem a sua atividade, com um modelo de desenvolvimento do crédito agrícola mútuo em muito semelhante ao que já existia noutros países europeus.

Todo este movimento viria a resultar na criação, em 1978, da Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (FENACAM) cuja missão principal se centrava no apoio e representação, nacional e internacional, das suas associadas. Os anos 80 foram momentos de expansão significativa do Crédito Agrícola.

Em 1984 foi constituída a Caixa Central e, doravante, em 1987, criou-se o Fundo de Garantia do Crédito Agrícola Mútuo (FGCAM), no qual participam – ainda hoje – todas as Caixas Associadas. Em 1994, o Grupo CA decidiu valorizar o seu portefólio de produtos e serviços financeiros, o que fez nascer a CA Gest, empresa especializada na Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, e a Rural Seguros, atualmente denominada CA Seguros – Seguradora Não Vida.

Ainda no âmbito desta valorização, cinco anos depois emergiu a Crédito Agrícola Vida, atualmente CA Vida – Seguradora do Ramo Vida. Doravante seria a vez da CA Consult para a área de assessoria financeira.

Entretanto, o Crédito Agrícola viria a uniformizar-se em 1998 numa única plataforma informática para as Caixas Associadas.

Em 2004, o Grupo Crédito Agrícola iniciou uma revolução interna que levou à implementação de uma série de modernizações tecnológicas para melhor responder às necessidades dos seus clientes. Logo após estas modificações foi quando a matriz rural deste banco se começou efetivamente a transformar numa realidade urbana. Em 2006, foi então implementado um Programa de Modernização.

A mensagem-chave do Crédito Agrícola - Um Grupo ao lado das pessoas - é incorporada então numa nova comunicação e numa nova imagem corporativa.

2011 foi o ano da comemoração dos 100 anos de atividade desta instituição financeira e em 2013 esta adota uma nova assinatura: “O Banco Nacional com Pronúncia Local” – o que reflete uma elevada proximidade do banco para com os seus clientes.

Por sua vez, em 2015 o Crédito Agrícola recebeu diversos prémios e distinções nas áreas da banca, seguros e fundos de investimento. Já 2016 ficou assinalado como tendo sido o ano em que se inaugurou a primeira agência do Crédito Agrícola na Madeira, nomeadamente na cidade do Funchal.

Perguntas Frequentes

Porquê escolher o Crédito Agrícola?
Qual a oferta de Crédito Habitação deste banco?
Crédito pessoal: qual a oferta do Crédito Agrícola?
Cartão de Crédito Crédito Agrícola: quais as características?
Compensa simular através do ComparaJá?
Filipe Gomes
Conteúdo Revisto por Filipe Gomes
Managing Director do ComparaJá.pt
Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pelo instituto de Formação Bancária e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal.