BPI

Compara todas as opções do Banco BPI com as soluções dos outros bancos do mercado

Porquê escolher o ComparaJá?
37 Milhões €
Poupança total
311.464+
Famílias ajudadas
231,73€
Poupança média mensal

Sobre o Banco BPI

O Banco Português de Investimento (BPI) foi fundado em 1981 e encontra-se sediado no Porto. Tem apresentado um grande crescimento, sendo atualmente o quarto maior grupo financeiro privado português. Os seus vetores financeiros centram-se na banca de investimento, de empresas e de retalho, bem como particulares, oferecendo uma vasta gama de cartões de crédito, crédito pessoal e crédito habitação.

Em 1981 foi criada a Sociedade Portuguesa de Investimentos, sob a iniciativa de Artur Santos Silva. Quatro anos volvidos, transformou-se no Banco Português de Investimento (BPI), tendo podido, nessa altura, começar a captar depósitos, conceder financiamento a curto prazo, intervir nos mercados interbancários e ainda praticar operações cambiais.

No ano seguinte, o BPI entrou na Bolsa de Valores de Lisboa e do Porto. Em novembro de 1995, foi transformado numa holding bancária sob a forma de SGPS, passando a ser a única sociedade do Grupo cotada na Bolsa de Valores, controlando o BFB e o BPI.

Com esta reorganização surgiu também um reforço da estrutura acionista, com a criação de parcerias com grandes instituições que se juntaram ao Grupo: a brasileira Itaú Unibanco, a espanhola Criteria CaixaCorp, a angolana Santoro Finance e ainda o grupo segurador alemão Allianz.

Em outubro de 1996, com a aquisição do Banco de Fomento e Exterior (BFE) e do Banco Borges & Irmão (BBI), iniciou-se o processo de integração dos três bancos do Grupo BPI, que culminaria, em julho de 1998, na criação do Banco Português de Investimento como o conhecemos atualmente.

Através dessa fusão o banco passou a deter a maior rede de balcões de marca única em Portugal, tendo também sido absorvido, no final desse ano, o Banco Universo, um banco in-store. Para além disso, foi nesta altura que aumentou de forma considerável a sua rede comercial e entrou em Angola e Moçambique.

A 25 de outubro de 2007, o banco BPI realizou uma proposta de fusão com o Millennium bcp, o maior banco privado de Portugal. No entanto, o Conselho de Administração do bcp rejeitou a proposta.

Atualmente o BPI está sediado no Porto. Tem apresentado um grande crescimento, sendo atualmente o quarto maior grupo financeiro privado português. A sua rede de atuação alarga-se até à África do Sul, Canadá, EUA, Venezuela, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Suíça e por último, mas não menos importante, Angola, onde detém cerca de 50% do Banco de Fomento Angola (BFA).

O Grupo BPI – liderado pelo banco BPI – é um dos cinco maiores grupos financeiros portugueses, com ativos de 39 biliões de euros, recursos de clientes de 34,6 biliões de euros e uma carteira de crédito de 24 biliões de euros. O Grupo BPI tem 8.501 colaboradores, 786 unidades comerciais e serve 3,2 milhões de clientes.

O BPI é centrado nas atividades de banca de empresas e de retalho, na prestação de serviços de banca de investimento e de gestão de ativos, nos seguros vida e não-vida e ainda nos particulares, oferecendo aos seus clientes cartões de crédito, crédito pessoal e crédito habitação.

Os dois principais mercados de atuação são Portugal, um mercado desenvolvido e concorrencial onde o BPI detém uma forte posição competitiva, e Angola, uma economia emergente que tem historicamente registado um crescimento forte e sustentado, onde o BPI, através da participação no BFA, detém uma posição de liderança do mercado. As ações do BPI estão cotadas na Euronext Lisboa.

Os principais acionistas do banco são o grupo bancário espanhol La Caixa com 44,1% do capital, seguido pela holding Santoro Finance de Isabel dos Santos com 18,6%, e o grupo alemão Allianz com 8,4%. Em 2016, o BPI foi, pela terceira vez consecutiva, considerado como uma das marcas de confiança dos portugueses, segundo as seleções do Reader's Digest.

Já em 2018, o novo dono do BPI passou a ser o CaixaBank, um banco espanhol com sede em Valência. Todavia, esta fusão CaixaBank-BPI não implicará o desaparecimento da marca BPI. O que, no fundo, sucedeu foi simplesmente uma expansão dos produtos disponibilizados pelo CaixaBank ao abarcar a oferta de seguros de vida e pensões, gestão de ativos e banca de investimento do BPI.

BPI

Perguntas Frequentes

Porquê escolher o Banco BPI?
Como é a oferta de Crédito Habitação BPI?
Crédito pessoal: quais as opções deste banco?
Cartão de Crédito BPI: que soluções tens?
Compensa simular através do ComparaJá?
Filipe Gomes
Conteúdo Revisto por Filipe Gomes
Managing Director do ComparaJá.pt
Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pelo instituto de Formação Bancária e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal.