Metodologia dos Prémios de Energia ComparaJá 2024

Esta edição dos Prémios de Energia do ComparaJá baseia-se numa metodologia rigorosa que reflete as escolhas e preferências dos utilizadores ao longo de 2024. Estas distinções reconhecem as comercializadoras de energia que mais se destacaram em diversas categorias.

PRémios de Energia 2024 | Metodologia

Com base no universo dos utilizadores que recorreram ao serviço de comparação de ofertas de energia do ComparaJá.pt no decorrer do ano de 2024 para obter as melhores tarifas do mercado, são distinguidas aquelas comercializadoras que, no conjunto das suas ofertas nas diferentes categorias, se destacaram de acordo com os critérios definidos na presente metodologia.

As distinções atribuídas têm carácter meramente simbólico, não expressando qualquer posição formal e/ou vinculativa por parte do ComparaJá.pt.

A participação nesta iniciativa, que está circunscrita a todas as comercializadoras que apresentam ofertas de energia, de gás e de dual em Portugal, não pressupõe qualquer remuneração ao ComparaJá.pt por parte das entidades consideradas para a mesma.

É importante referir que para definir os vencedores de cada categoria foram tidas em conta as preferências dos clientes ComparaJá ao longo de 2024, oferecendo assim um caráter de atualidade e de valor temporal real a estas distinções.

No apuramento dos vencedores da primeira edição dos Prémios de Energia do ComparaJá não foram tidas em conta as tarifas de mercado regulado, sendo que foram comparadas única e exclusivamente os preços inerentes ao mercado livre.

Categorias dos Prémios

As categorias distinguidas nesta iniciativa do ComparaJá.pt são:

Para definir os respetivos vencedores nesta edição dos Prémios de Energia do ComparaJá, foram tidas em conta as preferências dos utilizadores do ComparaJá como amostra para servir de base nas categorias definidas para esta edição. 

Categoria Comercializadora Mais Verde

O vencedor deste prémio foi apurado através de uma profunda análise das rotulagens energéticas publicadas nos sites oficiais das respectivas comercializadoras de energia.

Segundo a Diretiva n.º 16/2018, de 13 de dezembro de 2018, e conforme o Regulamento de Relações Comerciais publicado pela ERSE, as comercializadoras de energia divulgam nos respetivos sites oficiais as rotulagens energéticas. Nestas rotulagens a distinção entre energias renováveis e não renováveis é realizada de forma bastante clara e específica.

Para além disso, são revelados os números (entenda-se as percentagens) dedicados a cada fonte energética, podendo assim perceber as fontes de toda a energia comercializada por cada comercializadora. É ainda importante dizer que foram tidas em contas as rotulagens energéticas mais recentes, sendo que as comercializadoras publicaram os dados referentes ao final do ano de 2023.

Porventura, foram também valorizados outros fatores igualmente relacionados com o tema da sustentabilidade, nomeadamente as restantes fontes de energia utilizadas e os painéis solares disponibilizados pela comercializadora.

Assim sendo, para a avaliação da comercializadora mais verde foram tidas em conta três ponderações distintas:

  1. Análise dos números apresentados nas respetivas rotulagens energéticas divulgadas no site de cada comercializadora.

  2. Restantes fatores relacionados com a temática da sustentabilidade, nomeadamente painéis solares e restantes fontes de energia comercializadas.

Restantes categorias

Para perceber qual a melhor comercializadora em determinada categoria do mercado português, foi necessário encontrar a comercializadora que oferece as melhores tarifas nos mais variados perfis de consumo existentes.

Como tal, foram utilizados perfis de consumo dos dados médios dos utilizadores do ComparaJá ao longo do ano de 2024.

Desta feita, e para encontrar as melhores ofertas disponíveis no mercado e disponíveis a qualquer cidadão português, o apuramento dos vencedores baseou-se nas escolhas mais frequentes dos clientes ComparaJá ao longo do ano. É também importante deixar a nota de que não foram tidas em conta as ofertas condicionais (entenda-se ofertas que com valor de desconto por se usufruir de algum desconto de parceria com a comercializadora em questão).


Guilherme Anastácio | PR & Partnerships
Guilherme Anastácio
PR & Partnerships Manager