Num mercado altamente marcado pela elevado preço das casas e pelo oscilação constante das taxas de juro, a banca sente, invariavlemente, uma necessidade constante de se adaptar às respetivas realidades que o dia a dia apresenta. Nesse sentido, e tendo em conta que atualmente os mercados tem estado relativamente estáveis, os bancos atualizaram as respetivas ofertas que disponibilizam no mercado.
Nos dias de hoje, para combater os dois principais obstáculos que os portugueses enfrentem para comprar uma casa - os preços elevados e as taxas de juro também elevadas - a banca tem reduzido os seus lucros no crédito habitação, sendo que as propostas bancárias têm tido Spreads cada vez mais reduzidos. Hoje, e de acordo com dados do Publico, o Novo Banco é a única entidade bancária que apresenta um Spread de 0,9%, sendo que o restante mercado está todo abaixo dos 0,8%.
Esta é uma realidade que já faz parte do quotidiano da banca no que ao produto de crédito habitação diz respeito e é, por isso, correto afirmar que o mercado tem recuperado (ainda que algo lentamente).