Reclamações ao regulador de energia caem 10% este trimestre

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 4.650 reclamações no segundo trimestre, uma diminuição de 10% face ao trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado.

Trocos D'Hoje | Energia

A maioria das queixas (81,2%) foi sobre o setor elétrico, seguida do fornecimento dual de eletricidade e gás natural (11,4%).

Nos últimos quatro trimestres, as principais queixas incidiram sobre faturação, práticas comerciais desleais e contratos de fornecimento, representando 45,7% do total. As reclamações foram feitas através de diversos canais, incluindo atendimento presencial, telefónico, carta, email, livro de reclamações e online.

Entre abril e junho, a ERSE recebeu 947 pedidos de intervenção na resolução de litígios, um aumento de 3% face ao trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado. A maioria destes pedidos (84,2%) foi sobre o setor elétrico, com a faturação como tema predominante.

O regulador informou que 96% dos processos foram tratados e respondidos em menos de 90 dias úteis e, em 39% dos casos, as pretensões dos consumidores foram total ou parcialmente satisfeitas. Em 22% dos casos, a ERSE forneceu a informação necessária para esclarecer o consumidor.


Susana Pedro
Susana Pedro
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