Um novo estudo da MedUX destaca as cidades europeias com as melhores redes 5G, colocando Porto, Lisboa, Estocolmo e Copenhaga no topo do ranking. As cidades portuguesas já tinham sido reconhecidas no Mobile World Congress (MWC) 2024, e agora voltam a ser premiadas na edição de 2025, em Barcelona.
Na categoria de melhor qualidade de experiência, Porto e Estocolmo lideram, seguidos por Lisboa e Copenhaga. Portugal também se destaca na fiabilidade do 5G, com Lisboa a liderar nessa área, registando 99,63% de conexões bem sucedidas.
Redes 5G em Portugal e Suécia destacam-se pela qualidade e desempenho na Europa
Junto com a Dinamarca, Portugal também se posiciona no topo da disponibilidade do 5G, com Porto e Copenhaga a apresentarem 87% de conexões na tecnologia. Já em termos de velocidade, Lisboa, Porto e Estocolmo têm os resultados mais consistentes, com Lisboa a ultrapassar os 504 Mbps de download médio.
O estudo mostra que há grandes diferenças de velocidade entre as cidades europeias. O Porto lidera com picos acima de 800 Mbps nas ligações mais rápidas, enquanto algumas cidades ficam abaixo dos 700 Mbps. Berlim e Munique destacam-se na experiência de gaming, enquanto Porto e Estocolmo lideram o uso de dados e serviços OTT (over-the-top).
Apesar dos avanços, os utilizadores ainda usam redes 4G em 25% do tempo e, mesmo em redes 5G, apenas 10% das conexões utilizam a banda média, o que limita o seu impacto. A MedUX alerta para a necessidade de mais investimentos para melhorar a cobertura na Europa até 2025.
Pedro Mota Soares, da APRITEL, reforça que o reconhecimento das redes 5G portuguesas pelo terceiro ano seguido demonstra o forte investimento no setor, que já ultrapassou 10 mil milhões de euros nos últimos oito anos. Ele defende que garantir condições para a sustentabilidade dos investimentos no digital é essencial para o crescimento do país.