ERSE sugere aumento dos preços de eletricidade

Tudo que os preços da energia no no mercado regulado irão aumentar no início de 2025. O aumento será de 2,1% e poderá influenciar mais de 800 mil portugueses.

Trocos D'Hoje | Energia

A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) propôs uma subida de 2,1% no preço da eletricidade para 2025, que afetará os cerca de 875 mil clientes ainda no mercado regulado. Caso seja aprovada, esta subida vai representar um aumento de cerca de 82 a 88 cêntimos na fatura mensal, dependendo do consumo e da potência contratada.

Para um casal sem filhos, o aumento será de aproximadamente 82 cêntimos, e para um casal com dois filhos, será cerca de 88 cêntimos, já com taxas e impostos incluídos. Esta subida está relacionada com uma mudança na legislação, que faz com que mais energia consumida tenha uma taxa de IVA reduzida.

No mercado livre, os preços podem até descer, graças à redução de uma componente comum a todos os fornecedores, a tarifa de acesso às redes, que vai baixar 5,8% para os consumidores domésticos. Empresas com tarifas de média e muito alta tensão terão ainda maiores descidas, de 11,5% e 10,2%, respetivamente.

Seja no mercado regulado ou livre, os consumidores com tarifa social continuarão a beneficiar de um desconto de 33,8% em 2025.

A proposta da ERSE será analisada até 15 de dezembro, quando será tomada a decisão final.


Guilherme Anastácio | PR & Partnerships
Guilherme Anastácio
PR & Partnerships Manager