A EDP registou, em 2024, uma queda histórica na sua carteira de clientes, perdendo cerca de 7% dos consumidores de eletricidade em Portugal. Apesar de continuar a liderar o mercado residencial com uma quota de 63,1% e o mercado empresarial com 35%, a tendência de perda de clientes tem sido contínua nos últimos anos.
Concorrência forte e clientes mais exigentes
A perda de clientes da EDP não aconteceu de um dia para o outro. Desde 2019, a empresa tem vindo a ver a sua quota de mercado cair, tanto na eletricidade como no gás, devido ao aumento da concorrência. Em 2022, a EDP Comercial já havia perdido 106 mil clientes de eletricidade.
Esta perda de clientes pode ser atribuída ao aumento da concorrência no mercado energético português, com novos fornecedores a oferecerem tarifas mais competitivas e serviços diferenciados.
Para os consumidores, esta é uma oportunidade de explorar outras opções no mercado e encontrar soluções que melhor se adequem às suas necessidades e orçamento.
Lembra-te de que a mudança de fornecedor é um processo simples e que pode resultar em poupanças significativas na tua fatura de eletricidade.