Embora não seja amplamente abordado, ter êxito numa entrevista de emprego requer concentração, consciência e adequação. Na verdade, estes breves minutos são destinados a aferir se o candidato em questão cumpre os requisitos que o empregador procura.
Deste modo, as entrevistas laborais são uma oportunidade para destacares não só os teus atributos académicos e/ou profissionais, mas também para evidenciares as tuas competências transversais (soft skills).
A Coverflex, plataforma de benefícios flexíveis, cartão refeição, descontos e seguros, apresenta-te um conjunto de dicas e estratégias que te vão ajudar a criar uma impressão duradoura, independentemente do contexto específico laboral em que te inseres.
Pesquisa sobre a empresa
A realização de uma pesquisa eficaz e pragmática sobre a empresa à qual te vais candidatar potencia a tua familiarização com os valores, as metas, a história e a missão da empresa em concreto. Para além disso, ajudar-te-á a compreender com detalhe a vaga existente.
Deste modo, com esta pesquisa prévia podes responder confiantemente a certas questões numa entrevista de emprego, como, por exemplo, “O que é que sabes sobre a nossa empresa?” ou “O que é que te leva a querer integrar a nossa equipa?”.
Preparação de um discurso adequado
Na preparação para uma entrevista, é importante que penses atempadamente em algumas respostas, de modo que possas realçar confiantemente os teus atributos e as tuas preferências.
Algumas das perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego incluem:
- “Fala-nos sobre ti”- podes preparar um pitch de cerca de três minutos sobre o teu percurso académico e profissional.
- “Consideras-te apto para trabalhar em equipa?” - realça projetos colaborativos em que tenhas participado no passado (apresentando resultados/consequências de uma colaboração produtiva e saudável).
- “Consideras-te o candidato ideal?” - destaca confiantemente as tuas soft skills, experiência específica, ou formações que sejam uma mais-valia para a vaga que desejas preencher.
Reduzir o nervosismo e ansiedade
Em quarto lugar, é aconselhável que adotes medidas para reduzir o nervosismo e a ansiedade. Na verdade, uma entrevista de emprego não é nada de preocupante. Trata-se, meramente, de uma conversa entre o gestor de contratação e um potencial colaborador, de forma a aferir se o entrevistado possui as aptidões, a competência e o entusiasmo necessários para realizar o trabalho corretamente e para se adaptar naturalmente à equipa.
Assim, deves pensar na tua entrevista como um simples encontro com um potencial empregador, e verás que os teus nervos diminuirão significativamente.
Perguntas ao entrevistador
De seguida, a preparação de algumas perguntas para o gestor de contratação é um ponto de destaque positivo. Normalmente, no final de uma entrevista de emprego, o entrevistador tende a perguntar ao candidato se tem alguma pergunta. A realização de perguntas precisas e específicas demonstra interesse, entusiasmo e perspicácia por parte do entrevistado.
Alguns exemplos de questões adequadas a realizar numa entrevista são, por exemplo:
- “Pode falar-me mais sobre a equipa de que farei parte nesta função e as respetivas responsabilidades”?
- “Quais são as oportunidades de formação e, eventualmente, de progressão nesta função”?
Comportamento e linguagem corporal
Embora, por vezes, seja um ponto de menor interesse na preparação para uma entrevista de emprego, o comportamento e a linguagem corporal podem determinar o teu sucesso. Ser pontual e cumprimentar simpática e respeitosamente os indivíduos que encontras é bastante importante.
No momento da entrevista, o entrevistado deve adotar uma postura confiante e equilibrada. Isto é, por exemplo, estabelecer contacto visual com o entrevistador e prestar atenção.
Imagem
Dependendo da empresa, quando te preparas para uma entrevista, pode ser importante que penses conscientemente na tua imagem e a adeques ao contexto da contratação. É, por exemplo, possível que seja necessário que te apresentes de uma maneira profissional e formal em certos contextos, e que noutros possas vestir-te de uma maneira mais relaxada.
Acompanhamento (pós - entrevista)
Na eventualidade de não haver um prazo para resposta de contratação, indica prontidão, eficiência, e interesse abordar educadamente a empresa através do canal de comunicação estabelecido para o agendamento da entrevista.
Embora as entrevistas de emprego variem de caso para caso, o conjunto de dicas e estratégias apresentadas anteriormente podem ajudar-te a causar uma impressão positiva e a maximizar as tuas hipóteses de sucesso.