Contratar Seguros: 5 erros comuns a evitar

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Contratar um seguro é essencial, no entanto, alguns erros comuns na escolha podem causar problemas. Conhece os cinco erros ao contratar seguros e como evitá-los para uma proteção eficaz.

Contratar um seguro é uma medida inteligente para proteger os teus bens, saúde e até mesmo a tua vida financeira. No entanto, muitas vezes, as pessoas cometem erros ao escolher o seguro adequado para a sua situação, o que pode resultar em dores de cabeça no futuro. Neste artigo, destacamos os cinco erros mais comuns ao contratar seguros e como evitá-los para garantires uma proteção eficaz e tranquila.

Para que serve um seguro?

Um seguro é um acordo entre duas partes, segurador e segurado, em que o primeiro assume um determinado número de coberturas caso ocorra um sinistro ao segundo. Se esse cenário acontecer, o segurador encarrega-se do pagamento de indemnizações consoante o capital seguro acordado.

Para celebrar o contrato de seguro, o segurado (também designado como tomador do seguro) fica encarregue de pagar a este o prémio do seguro, que é o custo que este produto apresenta para o segurado. Este contrato, denominado de apólice do seguro, incorpora assim estas duas vertentes, as coberturas que o segurador se responsabiliza, e o valor atribuído ao prémio que o cliente terá de pagar.

Erros comuns ao contratar seguros

A oferta do mercado dos seguros é ampla e diversificada. Existe uma lista de cerca de mais de 200 seguros obrigatórios para certas atividades profissionais, divididos em diversas categorias, como por exemplo acidentes de trabalho, acidentes pessoais, danos, doença, incêndio, responsabilidade civil e vida.

É importante não cometer os principais erros na contratação deste tipo de produto.

1. Não avaliar as necessidades adequadamente

Um dos erros mais comuns ao contratar seguros é não avaliares as tuas necessidades com precisão. Muitas pessoas acabam a optar por coberturas que não são adequadas à sua situação específica. Antes de contratar um seguro, é essencial avaliar cuidadosamente as tuas necessidades. Nesta fase, considera fatores como estilo de vida, saúde, propriedades e responsabilidades financeiras.

Por exemplo, se comprares um carro novo, podes optar por contratar um seguro de responsabilidade civil, que cobre as necessidades básicas e é o necessário por lei. No entanto, visto que o carro é novo, não compensará mais contratar um seguro de danos próprios, conhecido por seguro contra todos os riscos? Provavelmente, tudo depende de diversos fatores: do tipo de carro que compraste, do seu valor, do teu historial de acidentes, sem contar com o local onde moras, a tua estima pelo carro e mesmo o teu estilo de condução. 

2. Escolher o seguro mais barato sem avaliar a cobertura

Optar pelo seguro mais barato pode parecer inicialmente uma escolha económica, no entanto, esta escolha pode resultar numa cobertura inadequada quando mais precisares. É crucial avaliar não apenas o preço do seguro, mas também a amplitude e qualidade da cobertura oferecida. 

Compara as políticas de diferentes seguradoras e verifica se oferecem os benefícios necessários para proteger os teus interesses. Imagina que queres contratar um seguro de saúde: para tal, vês várias opções no mercado e escolhes uma opção na seguradora A. Após o período de carência, precisas de fazer uma limpeza dentária e vais ao dentista. Assim que sais e apresentas a fatura à tua seguradora, ela responde-te que não tens cobertura de estomatologia, e que portanto não há direito a qualquer reembolso. Se apenas fores ao dentista de seis em seis meses, talvez mantenhas esse seguro. Mas se tiveres alguma questão, por exemplo uma cárie ou necessidade de pôr um aparelho ortodôntico, talvez queiras repensar o seguro de saúde que contrataste.

Conhece:

3. Não ler os detalhes do contrato

Muitas pessoas cometem o erro de não ler os detalhes do contrato antes de assinar. É importante entenderes completamente os termos e condições (gerais e particulares) da apólice de seguro, incluindo exclusões, limitações e obrigações do segurado. 

As condições gerais são cláusulas já previamente estipuladas pela seguradora, destinadas a situações de risco com características muito semelhantes. Já as condições particulares ou especiais são incluídas na apólice mediante a escolha do segurado. Estas podem diferir muito consoante o tipo de seguro contratado e as características do tomador do seguro. Não hesites em fazer perguntas para esclarecer qualquer dúvida e garantir que estás ciente de todos os aspectos do contrato, antes de assinar.

4. Não revelar informações relevantes

Ocultar informações relevantes ao solicitar um seguro, seja de saúde ou recheio, pode resultar em problemas no futuro. Se omitires detalhes importantes, como histórico médico ou informações sobre propriedades, a tua seguradora pode negar uma reclamação ou até mesmo cancelar a tua apólice. 

Sê transparente ao fornecer informações para solicitar um seguro, de forma a garantir que a tua apólice seja válida quando necessário. De nada te serve ter um seguro de recheio da tua casa, se quando acontecer alguma coisa a alguns bens descobrires que afinal não os tinhas segurados corretamente.

Sabe mais:

5. Não pesquisar sobre a seguradora

Escolher uma seguradora confiável é tão importante quanto escolher o tipo certo de seguro. Antes de comprar uma apólice, pesquisa sobre a reputação e a estabilidade financeira da seguradora. Podes começar por verificar junto da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) se se trata de uma entidade autorizada. Nestas listagens estão todas as seguradoras a operar legalmente em Portugal, nacionais e estrangeiras, e são reguladas por esta entidade.

Para além da verificação inicial, verifica avaliações de clientes, selos de qualidade, notícias sobre a seguradora e histórico de atendimento ao cliente, para garantir que estás a lidar com uma empresa confiável e capaz de cumprir as suas obrigações em caso de sinistro.

Evitar estes erros ao contratar seguros pode ajudar-te a obter a proteção mais adequada às tuas necessidades e evitar surpresas desagradáveis no futuro. Ao avaliar cuidadosamente as tuas necessidades, comparar opções, ler os detalhes do contrato, fornecer informações precisas e rever regularmente a tua cobertura, e ao escolher uma seguradora respeitável, podes garantir uma experiência de seguro tranquila e eficaz. Lembra-te sempre de procurar orientação profissional qualificada para ajudar-te a tomar decisões informadas.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer